Home / Disciplinas / Onde ou aonde?

Onde ou aonde?

Não se sinta sozinho se você também já se fez essa pergunta. Afinal de contas, qual é a forma correta, onde ou aonde? Dúvida recorrente entre os falantes da língua portuguesa, é importante, para início de conversa, deixar claro que as duas formas existem, portanto, ambas estão corretas. Apesar de parecidas, as duas palavras apresentam diferentes significados e devem ser empregadas em diferentes contextos da comunicação. Quer aprender mais? Confira a dica que o Escola Educação preparou para você!

Onde e aonde são morfologicamente classificadas como advérbio, classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, isto é, a palavra que está próxima ao verbo. Feita essa explicação, observe o significado das palavras em questão:

Onde: O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. Em um texto, e até mesmo na linguagem oral, para evitar a repetição desse vocábulo, podemos utilizar outras expressões que conferem a mesma significação, como no qual, na qual, em que. Observe os exemplos:

O grupo de alunos fez uma visita ao Museu do Futuro, onde puderam conferir o espaço recém inaugurado.

Ela chegou em São Paulo há pouco tempo e não sabe onde fica o Mercado Municipal.

Vivemos em uma cidade onde a qualidade de vida é considerada como uma das melhores do país.

O turista não sabe onde fica o Cristo Redentor.

Vivemos em um país no qual a desigualdade social é alarmante. (no qual equivale ao advérbio onde)

Nas metrópoles em que o trânsito é congestionado, optar pelo transporte público pode ser uma boa alternativa. (em que equivale ao advérbio onde)

Aonde: Tal qual o advérbio onde, é empregado para indicar lugar em que algo ou alguém está, contudo, deve-se observar se o verbo com o qual ele se relaciona exige a preposição “a”. Caso haja a necessidade da preposição, ela deve ser agregada à palavra onde para formar o vocábulo aonde. O advérbio aonde expressa a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, destino ou movimento. Veja os exemplos:

Aonde você vai depois do trabalho?

Aonde vou não interessa a ninguém.

 

Resumindo:

Onde: Expressa ideia de lugar fixo.

Aonde: Expressa ideia de destino ou movimento.