1º lote de restituição do IR é aberto pela Receita para consultas
Segundo a Receita Federal, o 1º lote será pago em 31 de maio a 3,38 milhões de contribuintes.
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2022 foi liberada pela Receita Federal e está disponível desde terça-feira (24). Ao todo, 3.383.969 pessoas terão seu pagamento creditado, porém ele só será feito no dia 31 de maio (último dia do prazo de entrega do IR, em razão da pandemia). Assim, teremos um total de 6,3 bilhões de reais circulando. Confira mais informações!
Leia mais: Confira quanto é possível ganhar com a restituição do imposto de renda 2022
Prioridades definidas pelo Governo
Segundo o Governo Federal, assim como foi feito nos anos anteriores, o primeiro lote do IR terá contribuintes com prioridade legal, sendo eles (quantidade de contribuintes ao lado):
- Os idosos acima de 80 anos (226.934);
- Os que estão entre 60 e 79 anos (2.305.412);
- Os que têm alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (149.016 );
- Os que têm como maior fonte de renda o magistério (702.607).
Como verificar se você está no 1º lote?
Assim, para você saber se tem direito ao primeiro lote, acesse o site da Receita Federal ou baixe o aplicativo no seu smartphone. É necessário apenas clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”.
O site tem as instruções e os canais de prestação de serviços, permitindo um acesso simples e rápido ou mais aprofundado sobre a sua declaração (o processamento do e-CAC gera um extrato). Caso haja uma lacuna na declaração, o contribuinte pode retificar o documento.
Pagamento da restituição
O reembolso é enviado diretamente para a conta bancária que é indicada na sua declaração. Se esse valor não for feito por qualquer motivo (como conta desativada, por exemplo) os recursos ainda ficam disponíveis para serem retirados no Banco do Brasil (BB) por até um ano.
Dessa forma, o cidadão poderá resgatar o valor do crédito por meio do Portal do BB ou ligando para a sua Central de Relacionamento nos números listados no site oficial. Se o contribuinte não retirar o valor total da restituição no prazo, ele deverá solicitar o pagamento novamente.
Os períodos dos lotes de pagamento
A Receita Federal definiu que serão liberados cinco lotes de restituição no ano, nas seguintes datas:
- 31 de maio;
- 30 de junho;
- 29 de julho;
- 31 de agosto;
- 30 de setembro.
Curiosidade: receba no Pix!
Para receber o reembolso, a partir deste ano, você inserir uma chave Pix (apenas do tipo CPF) na declaração. Com isso, o CPF indicado deve pertencer à pessoa que apresentou a declaração.
Além disso, uma outra opção é descrever diretamente a sua conta bancária, porém a lista de bancos permitidos é limitada às instituições que fazem parte da rede federal que arrecada esses impostos.
Comentários estão fechados.