5 aplicativos com malware no Android: é melhor apagar agora antes que seja tarde

Alguns aplicativos são tão populares que foram baixados mais de um milhão de vezes.

Aplicativos com malware, phishing e adware disponíveis na Play Store do Google foram identificados recentemente. Alguns, disfarçados de serviços essenciais, como Bluetooth ou equalizador de som, contêm mais de um milhão de downloads. Os danos causados podem ser diversos. Acompanhe o artigo e saiba quais são os apps que podem prejudicar o seu aparelho celular.

Leia mais: Saiba o que de fato acontece quando aceitamos os “cookies” de um site

Cibersegurança é fundamental para identificar apps maliciosos

O investimento em cibersegurança deve ser frequente para identificar aplicativos com malware disponíveis nas lojas de aplicativos. A descoberta dos apps maliciosos no Android, feita por Dr. Web, é um exemplo disso.

Segundo Web, os especialistas em crimes digitais usam os aplicativos como plataforma de anúncios para sites maliciosos, em que são realizados comandos do “Firebase Cloud Messaging”, para roubar informações pessoais e outros dados sensíveis.

TubeBox é malicioso e perigoso, mas faz sucesso porque promete dinheiro aos usuários

Entre os aplicativos disponíveis na Play Store e considerado malicioso é o Tubebox, que ainda está ativo para download na Google Play Store.

A premissa do Tubebox é o motivo pelo qual ele é popular: promete oferecer dinheiro para os usuários como forma de recompensa por consumir vídeos e anúncios.

Na hora de pagar os usuários pelos vídeos assistidos, o aplicativo não efetua a transferência dos valores, porque alega erro de sistema.

Como o negócio é manter os usuários conectados para roubar os dados, eles dizem para as pessoas continuarem assistindo às propagandas para receber a recompensa quando o suposto problema for corrigido.

Confira outros apps com malware descobertos na Play Store do Google

Outros aplicativos identificados pelo Dr. Web como maliciosos na App Store já foram excluídos pela plataforma. Mas, caso ainda estejam no seu celular, apague agora mesmo:

  • Bluetooth device autoconnect (bt autoconnect group);
  • Bluetooth & Wi-Fi & USB driver (simple things for everyone);
  • Fast Cleaner & Cooling Master (bt autoconnect group);
  • Volume, Music Equalizer (Hippo VPN LLC).

Na busca, também foram identificados outros apps que se apresentavam como pertencentes a instituições financeiras, como bancos e outros grupos de investimentos da Rússia.

Ao baixar o app, os usuários eram conduzidos para registrar contas e te direcionar para outros apps, que têm como único objetivo roubar suas informações pessoais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.