Saiba como você pode ser rastreado através do Bluetooth do seu celular

Veja o que especialistas em segurança falam sobre o assunto.

O Bluetooth é uma ferramenta que parece funcionar como mágica, não é mesmo? Afinal, transferir arquivos ou ouvir música sem utilizar cabos é algo que parece ser muito difícil de entender. Esse recurso, segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, também permite que nossos celulares sejam rastreados por outras pessoas. Ficou curioso para saber se é possível ser rastreado pelo Bluetooth do celular? Veja agora.

Leia mais: Saiba quais são os aplicativos que mais consomem a sua bateria

O que os cientistas falam sobre o assunto?

Segundo os pesquisadores, a comunicação Bluetooth, por conta de um erro, carrega uma impressão digital única. Isso porque todos os chips, durante o processo de fabricação desenvolveram uma pequena imperfeição, o que torna cada um deles único. Assim, é possível identificá-los através desse sinal, mesmo que tenham sido produzidos em escala.

Felizmente, não é como se os donos dos aparelhos pudessem ser rastreados o tempo todo, pelo menos não à distância. Para isso, é necessário estar perto do alvo, o que torna o “rastreio” meio sem sentido, não é mesmo? Entretanto, esse alcance pode depender do tipo de chip, hardware e o potencial de comunicação Bluetooth de cada um dos dispositivos utilizados.

Além disso, é necessário certo nível de expertise com tecnologia, visto que não é um processo tão simples de fazer. Os próprios pesquisadores deixam claro que apesar de não ser um tarefa cara, é algo que conta muito mais com sorte do que o conhecimento tecnológico do invasor.

Como rastrear o Bluetooth?

Caso ainda esteja curioso e queira fazer esse teste, saiba que a tarefa pode ser bastante complicada. Para que o processo seja feito, é necessário isolar o sinal do dispositivo alvo, o que vai permitir que você encontre essa impressão digital. Em seguida, um receptor deve estar em algum local onde o celular tende a ser usado. Caso combinado com um amigo, é mais simples, mas é quase impossível realizar o feito com alguém aleatório.

Inclusive, quanto mais o dispositivo Bluetooth transmitir, maior será a probabilidade de o invasor captar uma transmissão quando um usuário ou alvo passar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More