10 dicas para melhorar sua oratória

Para melhorar a oratória, vamos apresentar 10 dicas de ouro que podem ajudar você a falar em público.

0

A boa oratória é considerada fundamental para quem almeja enfrentar diferentes desafios no mercado de trabalho. Para ser bem sucedido nesse quesito, é importante que o candidato se preocupe em desenvolver essa habilidade ao longo de sua formação profissional.

Ter o domínio das palavras e a capacidade de convencer o outro a partir de argumentos convincentes, te direciona para melhores oportunidades. Embora essa qualidade seja de fato reconhecida na sociedade, muitas pessoas ainda são deparadas com o nervosismo e ansiedade, principais inimigos da boa oratória.

A primeira consequência causada por esses sentimentos é a falta de ar, já que a pessoa inicia o processo de respiração pela boca. Embora seja considerada uma ação automática para o ser humano, muitas pessoas tendem a inspirar e expirar de forma incorreta. Na hora que começam a falar em público, as palavras saem cortadas, dando a sensação de que o pulmão não tem ar suficiente.

Para adquirir uma boa oratória e se livrar dessas sensações ruins, é fundamental que as pessoas pratiquem técnicas de melhora, aprendam como se portar e sejam dedicadas para atingirem bons resultados. Para te ajudar a desenvolver essa qualidade, vamos apresentar 10 dicas que podem expandir suas aptidões profissionais em diversos aspectos. Confira abaixo:

10 dicas para melhorar sua oratória

  1. Conheça sua respiração

Embora algumas pessoas não dêem à devida atenção a respiração, a mesma é fundamental para que seja bem sucedido em sua oratória. A forma correta de respirar faz com que o pulmão seja completamente preenchido pelo ar. Quando o peito fica mais ‘inchado’, é sinal de que você usa mais a parte superior dos pulmões, e não utiliza toda a capacidade do seu sistema respiratório.

Para não ter problemas na hora de falar em público, note como você realiza esse ato e tente consertá-lo. Caso se dê conta de que respira de maneira errada, é indicado que deite e gaste alguns minutos tentando mexer mais os pulmões do que o peito enquanto realiza o processo. Procure respirar fundo e deixe que o ar entre para que você se sinta mais tranqüilo e relaxado.

  1. Pratique exercícios aeróbicos

Para melhorar suas condições físicas em diversos aspectos, aposte em caminhadas e corridas leves. Essa prática faz com que os pulmões se expandam e permite a entrada de mais ar. Outra vantagem é que os exercícios aumentam a elasticidade e diminuem a rigidez desse órgão, o que propicia uma respiração mais regulada.

  1. Não esqueça de respirar

Pode se que na hora de iniciar a sua oratória, esqueça de respirar corretamente. Uma dica para reeducar tanto a respiração quanto a fala é criar o hábito de ler em voz alta em outras ocasiões mais naturais, como na leitura de um livro. Através desse treino você se sentirá mais seguro no momento de realizar um discurso em público e ampliará suas chances de se sair bem.

  1. Não fique dependente de elementos tecnológicos

Na hora de se apresentar em público, é comum utilizar diversos tipos de equipamentos ou ferramentas tecnológicas, a fim de tornar a apresentação mais atrativa e dinâmica. Porém, um bom orador deve evitar depender destes fatores para realizar seu discurso em público.

Lembre-se que uma boa apresentação está sempre apoiada nos conhecimentos do apresentador e não nos recursos técnicos disponíveis. É claro que você pode utilizá-los ao seu favor, mas antes disso desenvolva a sua capacidade de equilibrar estes fatores para ter uma boa apresentação.

  1. Otimize o olhar

Ao fazer uma apresentação em público, lembre-se que o seu comportamento é muito importante para estimular o interesse dos ouvintes. O olhar é essencial para a comunicação. Falar olhando para o chão, teto ou outros lugares, é um elemento proibido na oratória. O sugerido é que dirija o olhar para os mais diversos pontos do auditório ou foque os olhos entre as sobrancelhas de cada participante.

  1. Movimente-se

Os movimentos corporais são excelentes para manter a atenção do público no que está sendo falado, mas se atente a forma que fará isso. Evite andar linearmente diante do auditório, pois o indicado é que os movimentos sejam triangulares.

  1. Se prepare com antecedência

Para quem está acostumado a falar em público, o improviso já pode ser complicado, imagina para quem é inexperiente no assunto. Em alguns casos pode até dar certo, mas é melhor que esteja preparado para o teu discurso e evite passar por alguma situação indesejada. Um bom orador não precisa necessariamente de falar tudo o que planeou, mas deve abordar os principais argumentos que dão sentido ao discurso.

  1. Ensaie o discurso

Outra sugestão muito útil para perder a insegurança e diminuir a ansiedade, é ensaiar o seu discurso em frente ao espelho e presta atenção nas suas expressões faciais, gesticulação e entoação, pois tudo isso pode ser melhorado consideravelmente em seus treinos.

  1. Se atente aos gestos corporais

É importante que esteja ciente que os seus argumentos devem ser transmitidos de forma verbal e não verbal. Para melhorar a sua oratória e tornar a apresentação mais dinâmica, utilize os braços, as mãos e o rosto para afirmar e acompanhar o teu discurso, pois dará a impressão de que realmente está confiante sobre sua fala. Esta dica é fundamental tanto para a esfera profissional como para a particular.

  1. Cuide da sua imagem

A forma como se apresenta conta na sua apresentação. Porém, a sua imagem vai muito além das roupas e sapatos. Atitudes e comportamentos também influenciam na construção da tua aparência e diz muito sobre você. Seja humilde e atencioso com os seus públicos e adéqüe sua linguagem de acordo com suas particularidades.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.