10 traços de personalidade presentes em pessoas emocionalmente inteligentes

Lidar com sentimentos próprios e alheios não é uma tarefa simples, por isso te mostramos os segredos daqueles que fazem isso parecer fácil.

Saber exatamente como se portar em relação às emoções e aos sentimentos tanto próprios quanto alheios é uma habilidade bastante requisitada. Contudo, a maioria das pessoas ainda não a domina, fazendo com que tenham seu emocional completamente desgastado. Por isso, hoje listamos as características necessárias que desenvolvem a inteligência emocional. Então confira os principais traços das pessoas emocionalmente inteligentes.

As características das pessoas que possuem inteligência emocional

Confira agora as características que tornam essas pessoas tão especiais:

Descontraídas

O excesso de cobrança por estar em busca da perfeição é o vilão de muita gente. Porém, os emocionalmente inteligentes não sofrem com isso, uma vez que eles têm consciência de que ser perfeito é impossível. Com isso, essas pessoas se deixam levar e não se privam de cometer erros, ignorando-os e tirando lições a partir deles.

Autoconscientes

A autoconsciência delas permite que o motivo de sentir determinadas emoções seja rapidamente identificado. Então, elas conseguem analisar bem o ambiente que está trazendo aquela sensação e tomam atitudes determinantes a partir disso. Resumindo, ao invés de simplesmente aceitar a emoção daquele momento, elas vão atrás do porquê e assim aprendem a se portar de uma maneira mais saudável.

Abertas à mudança

Embora muitos se sintam desconfortáveis e tenham medo da mudança, as pessoas emocionalmente inteligentes sabem que ela é necessária e a aceitam de muito bom grado. Uma vez que isso significa novas portas abertas para elas. Ou seja, elas veem uma oportunidade de evoluir, crescer e ter novos desafios.

Gratas

Apreciar tudo à sua volta é uma característica muito presente nessas pessoas. Devido a isso, são bastante gratas pelo que têm e são bem humildes.

Autorreguladas

É possível perceber se alguém é de fato uma pessoa com inteligência emocional através de suas atitudes. Ter suas emoções sob controle significa ser capaz de se autorregular, fazendo com que a pessoa seja dona de si em qualquer tipo de situação, não a permitindo fazer besteiras.

Empáticas

Pessoas emocionalmente inteligentes se colocam no lugar dos outros constantemente, em razão de entender o outro ao máximo que conseguem.

Possuem mente aberta

Elas não se apegam muito às suas crenças e sempre estão dispostas a ouvir as ideias e opiniões de terceiros. Logo, são boas ouvintes e acolhedoras com características diplomáticas. Elas entendem isso como uma forma de aprender coisas novas a partir de outros pontos de vista.

Autoconhecimento elevado

Uma forte característica delas é saber exatamente onde são boas e onde precisam melhorar. Elas se conhecem tanto ao ponto de apostar em si próprias, sem hesitar, naquilo que sabem que dominam de uma forma não arrogante.

Extremamente focadas

A imersão nas suas tarefas é um traço muito marcante de uma pessoa com inteligência emocional desenvolvida. Tendo a ciência de que a interrupção e realização de atividades simultâneas à sua principal é o símbolo da ineficácia. Portanto, elas focam muito naquilo que estão fazendo.

Curiosidade aguçada

Devido a intensa busca de oportunidades e desafios que irão incrementar no seu saber, essas pessoas ficam bastante curiosas. Isto é, querer saber – a todo tempo – como tudo é feito e o porquê faz com que o nível de curiosidade delas se torne elevadíssimo e sem limites.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.