4 sinais de que você tem um alto nível de inteligência emocional

Quem possui inteligência emocional costuma lidar melhor com as demandas emocionais do dia a dia e pensar de maneira estratégica.

Você já ouviu falar de inteligência emocional? Esse termo representa a habilidade que um indivíduo tem de manejar as suas emoções. Afinal, uma vida ditada por aquilo que sentimos pode nos deixar suscetíveis a toda e qualquer situação que apareça, o que pode ser muito perigoso.

Mas, como essa característica se apresenta realmente na vida das pessoas? Para saber disso, aprenda a reconhecer alguns dos sinais de inteligência emocional.

Leia mais: 10 sinais de que você está passando por depressão pós-parto.

Sinais de inteligência emocional

  • Você valoriza a solidão

Quando somos emocionalmente instáveis, sempre acreditamos que iremos estar bem apenas se estivermos na companhia de algumas pessoas. Isso demonstra que existe uma fragilidade maior em entender uma das grandes verdades da vida: a de que estaremos sozinhos uma hora ou outra. Porém, quando conseguimos manejar as emoções, conseguimos compreender que a solidão faz parte da vida, e inclusive iremos valorizá-la.

  • Você é empático

Reconhecer e lidar de forma saudável com os nossos sentimentos também implica em saber validar as emoções alheias e compreender o outro. Por isso, quanto mais inteligente emocional uma pessoa é, então maiores são as chances da mesma agir com empatia. Dessa forma, valorizamos o próximo e compreendemos que a felicidade e bem-estar alheio não afeta o nosso próprio.

  • Você observa mais

Pessoas instáveis serão sempre mais impulsivas, mas chamaram esse comportamento de “intensividade”. Mas ser intenso e ser estratégico não são coisas opostas. Na verdade, quando temos mais inteligência emocional, tendemos a agir somente após observar com calma a situação. Afinal, quando observamos mais, possuímos maior chance de compreender o mundo ao nosso redor e agir de maneira a não nos prejudicar emocionalmente, nem aos demais.

  • Você sabe lidar com as mudanças da vida

Se tem uma coisa que podemos ter certeza é que a vida é imprevisível, e tentar mantê-la sempre na mesma situação será inútil. Logo, pessoas emocionalmente inteligentes conseguem encerrar ciclos e entrar em novas fases. Além disso, sabem que a mudança nem sempre vem para piorar as situações, mas também para melhorá-las, mesmo que haja um medo inicial.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More