17 Pratos Típicos da Culinária Grega – Cozinha Mediterrânea

A culinária grega é tradicionalmente mediterrânea, tem como base  frutos do mar, legumes, grãos, folhas, queijos e carne de cordeiro.

0

Conheça 16 comidas típicas da Grécia:

1 Gemista

Gemista

Gemista significa “recheado”. O prato se trata de pimentão ou tomate recheado com arroz e carne e assados com molho, azeite e temperos.

2 Moussaka

Moussaka

É uma lasanha de berinjelas, carne de cordeiro moída, tomate, cebolas, azeite, molho branco e temperos.

3 Gyros

 Gyros

Carne de porco ou carneiro assada em espetos giratórios  (por isso o nome gyros) que é fatiada e colocada dentro do pão pita. O prato leva molhos, saladas e batata frita. Parece uma versão grega de fast-food.

4 Souvlaki

Souvlaki

Assim como o gyros também é carne assada, porém ela é servida como o churrasquinho brasileiro junto ao pão pita, molhos, salada e batata frita.

5 Queijo Feta

Queijo Feta

Feito com leite de cabra ou ovelha é branco e granuloso.  Utilizado em saladas e massas é o queijo mais conhecido da Grécia.

6 Frappé

Frappé

Café gelado batido que foi inventado na Grécia. Muito consumido no café da manhã.

7 Baklava Grega

Baklava Grega

É uma sobremesa comum também na Turquia. Se trata de massa filo assada recheada com pasta de nozes trituradas e banhada em xarope ou mel.

8 Frutos do Mar

Frutos do Mar

Peixes, camarões, lagostins, lagostas, mexilhões, polvo, etc, que são servidos assados, cozidos, fritos, grelhados, em saladas… o que menos falta na culinária grega são frutos do mar. A Grécia é composta por centenas de ilhas e isso torna esses ingredientes fundamentais na cozinha do país.

9 Azeite de Oliva

Azeite de Oliva

Considerado o segredo da longevidade dos gregos, o azeite produzido na Grécia é um dos melhores do mundo. Consumidas em massas, saladas, assados, as oliveiras são valorizadas no país desde antes da Grécia Antiga, aos vencedores dos Jogos Olímpicos era dada uma coroa feita de ramos de oliveira brava.

10 Tzatziki

Tzatziki

Creme a base de iogurte temperado com pepino, alho, sal, azeite  e vinagre ou suco de limão.

11 Iogurte Grego

Iogurte Grego

Ele é menos doce no que no Brasil e tem textura mais grossa. Pode ser servido com mel e frutas.

12 Mezes

Mezes

São entradinhas que podem ser azeitonas, queijos, pães, molhos carnes, saladas em bares e restaurantes, normalmente pedidas junto de alguma bebida alcoólica.

13 Salada Grega

Salada Grega

Entre os ingredientes base estão tomate, pepino, azeitona e uma enorme fatia de queijo feta. É acompanhado de azeite, pimenta e sal.

14 Saganaki

Saganaki

Consiste em queijo, geralmente feta, empanado com farinha e frito. O saganaki pode ser incluído na lista de mezes.

15 Tiropita

Tiropita

Massa amanteigada assada recheada com uma mistura de queijo e ovo.

16  Pastitsio

 Pastitsio

É uma espécie de lasanha, só que no lugar da massa tradicional são usadas camadas de macarrão. É recheada de carne moída e molho bechamel.

17 Uzo ou Ouzo

Uzo ou Ouzo

Destilado do álcool feito com base de anis. O Uzo, ou Ouzo, é a bebida típica da Grécia, pode chegar até a 50% de concentração alcoólica.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.