5 Doenças Causadas Pelo Carrapato

Carrapatos são muito comuns em cães, mas o que muita gente não sabe é que esses parasitas podem causar doenças não só em animais como também nos seres humanos. Conheça algumas delas.

0

Muita gente sabe que o carrapato é uma espécie de “piolho” só que no cachorro. Mas esses parasitas não infestam somente aos cães, cavalos, bovinos, roedores e gatos também são vítimas desses hospedeiros. Mas o que muita gente não sabe é que esses pequenos aracnídeos podem também causar diversas doenças não só nos cães como também nos humanos. Em vista disso, fizemos uma lista com doenças causadas por carrapatos em cães e doenças causadas por carrapatos em humanos, veja a seguir:

Febre maculosa

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela infectado por uma bactéria. A doença é comum em animais domésticos e silvestres. Já no homem a doença causa febre alta, manchas na pele e debilitação progressiva. Para transmitir a doença, ele precisa ficar ao menos quatro horas fixado na pele da pessoa.

Babesiose

Essa é um exemplo de doença que é causada por pulgas e carrapatos. Ela é causada pelo protozoário Babesia canis e Babesia gibsoni, transmitido pelo carrapato marrom ao entrar em contato com o sangue do cachorro. Essa doença é, capaz de causar a infecção dos glóbulos vermelhos dos cães, destruindo-os e levando a uma anemia grave.

Erliquiose

Essa é um exemplo de doença humana causada por carrapato, apesar e pouco frequente. Também conhecida como Tifo canino, Febre hemorrágica canina ou Pancitopenia canina tropical, essa doença é causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis, atinge cães em sua maioria. Seus primeiros sintomas são: ebre Depressão, letargia, anorexia, hemorragias ,lesões nos olhos: uveíte, hemorragias etc.

Anaplasmose

O Anaplasma marginale é o principal causador dessa doença. O carrapato se infecta ao ingerir o Anaplasma marginale, logo após, migra para as células intestinais do parasito, desenvolve-se e infecta outros tecidos, inclusive as glândulas salivares.

Doença de Lyme

Leva esse nome devido a diversos casos que ocorreram em 1997 na cidade de Lyme, em Connecticut (EUA).

A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, mas a transmissão se dá por meio de carrapatos, estes carregam essas bactérias e que podem transmiti-las para os seres humanos por meio de picadas. A doença é caracterizada com lesões avermelhadas na pele e problemas articulares.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.