2023 revela: os 3 melhores países para equilibrar trabalho e vida pessoal

Descubra os três países líderes em equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, onde políticas e cultura promovem bem-estar e qualidade de vida.

Na vida moderna, pessoas de diversos países encontram-se imersas em um ritmo acelerado, com rotinas frenéticas e interconectadas que definem a experiência contemporânea, com indivíduos constantemente navegando entre compromissos profissionais, sociais e pessoais.

Veja também: 4 países da Europa onde os brasileiros são ‘reis’ e o real vale mais em 2024

O equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é uma busca constante para muitos ao redor do mundo, e entender as práticas de trabalho de diferentes países é essencial para quem planeja uma mudança internacional.

Top 3 países líderes em equilíbrio: entenda

Com base na análise da edição 2023 do Índice do Equilíbrio Global entre a Vida e o Trabalho, publicado pela empresa de tecnologia de RH Remote, e nos dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a BBC identificou cinco países líderes nesse equilíbrio. Aqui estão três deles:

3. Dinamarca: vida em primeiro lugar

Foto: scanrail / Getty Images Pro

A Dinamarca conquista o terceiro lugar, destacando-se por suas políticas que demarcam claramente a fronteira entre trabalho e vida pessoal. Com o dia de trabalho iniciando às 8 horas e terminando às 16 horas, mesmo aqueles sem filhos priorizam o tempo livre, refletindo nas estatísticas que mostram apenas 1% dos profissionais trabalhando mais de 50 horas por semana. Além disso, o país oferece 36 dias de férias anuais e 100% dos salários em caso de doença.

2. Espanha: valorização pessoal

Foto: Reprodução

Em segundo lugar, a Espanha se destaca com seus 26 dias de férias anuais e uma cultura que valoriza o tempo pessoal. Apesar de mudanças nos horários de trabalho ao longo dos anos, como a redução do tradicional intervalo para a siesta, os trabalhadores espanhóis dedicam considerável tempo ao lazer e cuidados pessoais. Com uma média de 37,8 horas de trabalho por semana, a Espanha mantém suas prioridades equilibradas entre vida pessoal e profissional.

1. Nova Zelândia: líder em equilíbrio

Foto: huafires / Getty Images Pro

O país líder no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é a Nova Zelândia, com suas políticas de licença-maternidade remunerada de 26 semanas, 32 dias de férias anuais e auxílio-doença que cobre pelo menos 80% do salário. Embora alguns desafios persistam, como longas horas de trabalho para 14% dos profissionais, a cultura neozelandesa promove uma visão mais relaxada do trabalho, onde o tempo é valorizado e o trabalho é visto como um meio para alcançar objetivos pessoais e familiares.

Viver melhor é prioridade em alguns países

Portanto, esses países não apenas oferecem benefícios tangíveis, mas também cultivam uma mentalidade que coloca a qualidade de vida em primeiro lugar, tornando-os destinos ideais para aqueles que buscam um equilíbrio saudável entre vida pessoal e trabalho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.