22 Animais Herbívoros – O que são, Exemplos e Nomes

Cada animal é diferente um do outro em diversos aspectos, o que torna-o mais especial. Os animais herbívoros são um dos inúmeros exemplos disso.

0

O que São Animais Herbívoros?

Se trata de um grupo de animais cuja dieta é exclusivamente vegetal, no qual as plantas e as ervas são os principais ingredientes da mesma.

Dentro dessa classificação podemos encontrar os animais frugívoros (só comem frutas) e os folívoros (só comem folhas). e granívoros (só comem sementes).

São classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar, já que esses animais se alimentam dos produtores (vegetais).  A seguir, listaremos exemplos de 22 animais herbívoros, veja:

Veja também: 10 Animais Ovíparos – O que são, Exemplos e Quais São

Abelha

1 Abelha

A alimentação desses insetos se baseiam principalmente em mel e pólen. O mel, por exemplo, transforma seu principal ingrediente, o açúcar, em energia e o pólen é usado como fonte de suplementos minerais, vitaminas e proteínas.

Anta

2 Anta

A alimentação das antas são baseadas em frutas, folhas, grama, ramos, brotos, caules, cascas de árvores e plantas aquáticas.

Borboleta

3 Borboleta

Esses pequenos insetos alimentam-se do néctar das plantas e distribuem-se em todo o planeta. As Borboletas têm um tubo longo e estreito em sua boca chamado de “TROMBA”, que funciona como um canudo, as Borboletas usam a tromba para sugar o néctar das plantas.

Boi

4 Boi

Tais animais são herbívoros ruminantes. Eles se alimentam, principalmente, de pastagens, capins, fenos, cana-de-açúcar, e rações feitas de milho, sorgo, farelos, soja, dentre outros.

Vaca

5 Vaca

 

A vaca pode dedicar até 8 horas por dia para se alimentar. Sua dieta completa é uma mistura de volumosos (silagem, feno, capim verde picado) com concentrados (energéticos e protéicos), minerais e vitaminas.

Antílope

6 Antílope

O antílope é um animal predominantemente herbívoro, alimentando-se de pequenas frutas e arbustos.

Ovelha

7 Ovelha

Forragens verdes (pasto, capim elefante, leguminosas, etc) ou conservadas, como silagens e fenos são os principais alimentos desses animais.

Rinoceronte

8 Rinoceronte

Apesar de serem animais grandes robustos, eles são herbívoros e se alimentam de uma grande quantidade de plantas. Uma boa plantinha como galhos tenros, folhas novas e frutos caídos são bem aceitos pelos grandões.

Hipopótamo

9 Hipopótamo

Os hipopótamos se alimentam da vegetação existente nas margens dos rios e lagos em que habitam, como ervas e plantas aquáticas.

Girafa

10 Girafa

Seu pescoço comprido favorece seus hábitos alimentares, pois as girafas se alimentam basicamente de folhas de árvores.

Canguru

11 Canguru

A alimentação dos cangurus consiste basicamente em frutas e vegetais.

Zebra

12 Zebra

Zebras são animais herbívoros e primordialmente pastam para se alimentar, mas também se alimentam de arbustos, folhas e galhos.

Veado

13 Veado

O veado se alimente de uma grande variedade de matéria vegetal. As fontes de alimentos destes animais incluem ervas, folhas, brotos de árvores e arbustos, frutos e cogumelos. No outono e inverno europeu principalmente consomem muitas bolotas de carvalhos e árvores similares.

Elefante

14 Elefante

Outro exemplo de animal de grande porte, mas que são herbívoros, são os elefantes. Estes animais alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas.  Um animal adulto ingere, em média, 100 quilos de alimento por dia.

Gorila

15 Gorila

A dieta desses animais é baseada em frutas, folhas e brotos. De acordo com informações do Sea World, cerca de 67% da dieta de um gorila de planície é de frutas, enquanto 17% vem de folhas, sementes e caules, e 3% vem de cupins e lagartas

Cavalo

16 Cavalo

Forragem (feno, luzerna, substitutos do feno e silagem) são os principais alimentos da dieta dos cavalos. Cereais: milho, cevada e aveia. São dados ao cavalo moídos, floculados ou micronizados (cozidos) aumentando assim a sua digestibilidade. Além disso, precisam de fibras, a qual encontra-se na parte fibrosa das cascas dos grãos de milho e é também utilizada para aumentar o volume das rações.

Cabra

17 Cabra

As cabras se alimentam no início da manhã para aproveitar o fato de que as folhas e as flores estão molhadas de orvalho. Além disso, escolhem espinhos, arbustos ou ervas daninhas como a sua principal dieta. Por exemplo,  arbustivas de folhas largas, como amoreira, rami e feijão-guandu, são bem aceitas, como também capins, silagem de milho e feno.

Búfalo

18 Búfalo

 Este é um mamífero predominantemente herbívoro, alimentando-se das pastagens naturais, legumes e pequenas frutas locais.

Urso panda

19 Urso panda

Apesar de ser de grande porte, o urso panda possui uma dieta vegetariana, sendo o bambu o principal de seus alimentos. Apenas 1% de sua alimentação pode vir de ovos, insetos e pequenos roedores.

Camelo

20 Camelo

Em geral, os camelos são herbívoros e sua dieta contém sal; então eles geralmente comem vegetais e plantas salgadas do deserto, mas também comem ramos, folhas secas, ervas daninhas, sementes, grãos, ervas, frutas frescas ou secas, etc. No entanto, em épocas de fome, podem consumir todos os tipos de alimentos.

Coelho

21 Coelho

Conhecidos pelo seu amor por cenouras, os coelhos tem como base alimentar as verduras. Verduras frescas e escuras são importantíssimas para manter a saúde e o bem estar do coelho.

Porco-da-índia

22 Porco-da-índia

Apesar de ser um bichinho doméstico acostumado com rações, os alimentados mais apropriados para esses pequenos animais são aipo, cenoura, tomate fresco, pepino, milho, couve, um pouco de brócolis cru, porções pequenas de espinafre e vagem. Feno também é importante, porque é essencial para a saúde digestiva e dentária dos bichinhos.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.