Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – Extensão, percurso, estados

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se estende por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, envolvendo 521 municípios. O rio nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais.

0

Bacia do Rio São Francisco – Mapa 

Mapa da Bacia do Rio São Francisco – Agência Nacional de Águas (ANA)

 

A Bacia do Rio São Francisco está inteiramente no território brasileiro, e o principal rio que a compõe é o São Francisco, também conhecido carinhosamente como Velho Chico.

A bacia ocupa uma área de aproximadamente 640 mil km², o que corresponde a quase 8%  do território nacional. O rio São Francisco percorre 2.830 Km por cinco estados: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco,Sergipe e Alagoas e envolve 521 municípios.

O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, escoa no sentido Sul-Norte do país, atravessando o sertão nordestino, que é a região mais seca do Brasil, e deságua no Oceano Atlântico, no município de Piaçabuçu, no estado do Alagoas. O local de deságue de um rio é chamado de foz.

Devido a grande extensão o rio é dividido em quatro trechos: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco.

Afluentes do Rio São Francisco

O Rio São Francisco possui vários rios afluentes em sua bacia hidrográfica, dentre eles os mais importantes são: Abaeté, das Velhas, Paraopeba, Jequitaí, Paracatu, Verde Grande, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande.

Economia Rio São Francisco

O São Francisco possui uma grande importância econômica nas regiões que atravessa. É usado para navegação, irrigação de plantações,  pesca e é uma importante via de transporte de mercadorias na região.

Os principais produtos transportados são: sal, arroz, soja, açúcar, cimento, areia, manufaturados, madeira e minérios. Como o passeio pelo rio é muito procurado também há o Transporte de turistas.  

Veja também: Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai 

Transposição do Rio São Francisco 

Existe um projeto do Governo Federal conhecido como Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional”, que pretende fazer a transposição do rio para que as águas possam atingir a região do semi-árido brasileiro, que visa melhorar a qualidade de vida de populações que sofrem com a seca nordestina.

A Transposição do Rio São Francisco teve início em 2007. A edificação é o maior projeto de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido pelo presidente Lula.

A obra visa a construção de 720 mil metros de canais que irão transferir de 1% a 3% das águas do São Francisco para abastecer açudes e rios intermitentes (que desaparecem nos períodos de seca) dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

(Fontes: Sua Pesquisa.com, Guia do Estudante, Toda Matéria, Wikipédia)

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.