3 alimentos que NUNCA devem ir ao micro-ondas ou será tarde demais
Alimentos comuns podem gerar explosões ou faíscas ao serem aquecidos no micro-ondas.
Recentemente, um vídeo de uma coxinha que explodiu enquanto era consumida viralizou no Brasil. Fenômenos como esse, no entanto, não são exclusivos de alimentos massudos. Diversos produtos alimentares podem reagir de maneira inesperada quando aquecidos no micro-ondas.
A cozinha costuma ter suas regras básicas, como evitar o uso de metais dentro do micro-ondas. Isso porque tais materiais podem gerar correntes elétricas, causando faíscas. Surpreendentemente, alguns alimentos também podem criar riscos semelhantes.
No geral, três alimentos podem gerar surpresas perigosas quando aquecidos: ovos cozidos, vagens e uvas. Cada um desses alimentos apresenta características que os tornam propensos a explosões ou criação de faíscas no micro-ondas. Entenda o porquê.
3 alimentos que não devem ir ao micro-ondas
Foto: Shutterstock
1. Legumes e verduras
Legumes como vagem, espinafre e cenouras também podem ser problemáticos. Ricos em micronutrientes metálicos, como ferro e cobre, são suscetíveis a criar faíscas quando aquecidos. A forma geométrica desses alimentos amplifica o campo elétrico, aumentando o risco de faíscas.
Engenheiros explicam que essa interação depende tanto da composição quanto da forma. Assim, alimentos com mais pontas ou extremidades oferecem maior risco. Evitar o uso de micro-ondas para aquecer tais alimentos pode prevenir acidentes.
2. Uvas
As uvas são conhecidas por pegarem fogo no micro-ondas. Sua estrutura gelatinosa facilita a absorção de energia eletromagnética, levando à ionização. Esse processo pode ser interpretado como pequenas bolas de fogo, resultantes da tentativa dos elétrons de escapar.
Essa característica torna as uvas e frutas similares, como groselhas, perigosas quando aquecidas dessa forma. Evitar o micro-ondas para essas frutas é uma maneira de prevenir surpresas indesejadas e garantir a segurança.
3. Ovos cozidos
Por fim, os ovos são um exemplo clássico de alimentos que podem explodir. Um estudo de 2017 revelou que, a cada três ovos reaquecidos no micro-ondas, um explodirá. Isso ocorre devido à formação de bolsões de água na gema, que, ao entrarem em contato com calor, resultam em ebulição imediata.
Quando um ovo aquecido dessa forma é mordido ou cortado, a pressão acumulada se libera abruptamente. Reaquecer ovos na frigideira é uma opção mais segura, embora menos prática. Explosões podem causar queimaduras ou criar uma grande bagunça na cozinha.
A partir desses exemplos, fica evidente que não são apenas os metais que oferecem riscos. Certos alimentos, devido à sua composição ou formato, podem reagir inesperadamente no micro-ondas. Estar ciente desses riscos é essencial para evitar acidentes durante o preparo de alimentos.
Comentários estão fechados.