3 coisas que foram inventadas na IDADE MÉDIA e você usa hoje!
Apesar de ser, de modo pejorativo, também conhecida como Idade das Trevas, a Idade Média foi um período de muitos descobrimentos e invenções. Conheça três exemplos claros disso!
A Idade Média, também conhecida como Era Medieval ou “Idade das Trevas”, em um sentido um tanto quanto pejorativo, é um período da história europeia que abrange aproximadamente o intervalo entre os séculos V e XV, o que totaliza um milênio.
Caracterizada por sua complexidade e diversidade, ela testemunhou a transição de muitas instituições da antiguidade clássica para o mundo moderno.
Em meio ao “boom” das inteligências artificiais, podemos, erroneamente, acreditar que o termo “tecnologia” esteja associado apenas a recursos modernos. No entanto, essa terminologia engloba tudo o que foi aprimorado para facilitar uma tarefa.
Nesse sentido, queremos apresentar três invenções que você nem imagina que foram desenvolvidas na Idade Média, contrariando o pensamento equivocado de que esse período foi apenas de retrocessos e “escuridão” intelectual. Acompanhe o texto e descubra quais são!
Dispositivos com lentes convexas (óculos)
No continente europeu, durante o século XIII, iniciava-se o desenvolvimento de lentes convexas, dispositivos unidos e montados em armações de madeira ou outros materiais diversos. Estamos falando, basicamente, dos óculos.
Inicialmente, eles eram posicionados sobre o nariz e, apenas vários séculos depois, com o desenvolvimento de modelos mais sofisticados de hastes e lentes, tornaram-se um auxílio mais eficaz para pessoas com problemas de visão.
Relógio
É inegável que o tempo é relativo, mas desde que o homem o “inventou”, surgiu a necessidade de entender melhor sua passagem. Já imaginou como seria a vida sem relógios para nos orientar nas horas?
Surpreendentemente, os relógios também são uma criação da Idade Média. A quantificação do tempo representou um desafio durante um longo período. No entanto, os relógios desempenharam um papel significativo nesse contexto.
Os primeiros relógios, originados também no século XIII, eram rudimentares e pouco precisos, equipados apenas com ponteiros de horas.
No entanto, isso não impediu que sua presença se disseminasse pela Europa. Somente mais tarde, durante o Renascimento e, especialmente, com o advento da Revolução Industrial, os relógios se tornaram populares e acessíveis.
Espelho
Você costuma sair de casa sem dar uma conferida em como está a sua aparência? É interessante observar que o objeto do cotidiano que permite essa ação, ou seja, o espelho, também tem suas raízes na Idade Média.
Embora existam superfícies naturais que refletem imagens, como a água, por exemplo, o espelho tal como o conhecemos hoje começou a ser fabricado em Veneza no século XIV.
As primeiras tentativas de produção de espelhos eram um processo longo que durava semanas e envolvia a combinação de mercúrio e estanho. O resultado era uma superfície plana que refletia imagens.
Ao longo da história, várias civilizações antigas utilizaram placas polidas de diferentes materiais, como cobre e bronze, para ver seus próprios reflexos. No entanto, essa solução não era prática, exigia cuidados constantes e, com o tempo, os espelhos rudimentares perdiam seu brilho.
Comentários estão fechados.