Veja 3 dicas de como fazer novas amizades na terceira idade

Amizades podem aumentar o seu tempo e a qualidade de vida. Por esse motivo, esse é um investimento essencial!

A solidão na terceira idade é uma situação recorrente. Com o passar dos anos, os meios obrigatórios de socialização – como a escola, faculdade ou trabalho – são perdidos. Por consequência, os idosos passam muito tempo reclusos em casa, e costumam sair apenas para obrigações burocráticas ou consultas médicas.

Pensando nisso, pode ser solitário estar tanto tempo sem conviver com pessoas diferentes – sejam elas de mesma faixa etária ou não. Veja agora dicas para fazer amizades sendo um idoso:

Leia mais: Fatores que fazem com que idosos aumentem sua expectativa de vida

Como fazer amizades sendo idoso

Segundo estudos, a socialização está associada ao sentimento de pertencimento e felicidade que, por sua vez, podem fortalecer o sistema imunológico e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e psicológicas, como a ansiedade, síndrome do pânico e depressão.

Por esse motivo, é sempre importante que o idoso se mantenha em contato com pessoas, sejam elas de sua família ou não, a fim de fortalecer laços e inseri-los na realidade do mundo. Confira dicas de abordagens para fazer novos amigos:

Inscreva-se em aulas específicas

Iniciar aulas podem ser essenciais para que os idosos tenham um lugar onde possam cuidar da saúde e, ao mesmo tempo, fazer amigos. Em ambientes como salões de dança, ginástica e hidroginástica, há diversas atividades colaborativas e que devem ser feitas em dupla ou em equipe. Assim, os idosos poderão criar laços e fazer amizades que podem, inclusive, se estender para além do período de aula.

Aborde vizinhos delicadamente para fazer amizades

Fazer amigos é uma atitude que exige esforço e paciência. Em um mundo em que os vizinhos estão cada vez menos se comunicando entre si, dar o primeiro passo e oferecer uma sobremesa ao vizinho ou convidá-lo para jantar pode ser uma excelente forma de estreitar laços com quem está ali ao seu lado e, ao mesmo tempo, parece estar tão distante.

Volte a entrar em contato com amigos distantes

Aplicativos como o WhatsApp facilitaram o contato entre amigos, porém, nem sempre idosos possuem certa facilidade com chats. Por isso, ligações ou cartões postais ainda são as maneiras mais seguras e efetivas de entrar em contato com amigos dessa faixa etária. Esse primeiro passo pode ser muito importante para estreitar laços e matar as saudades daquela pessoa que é e sempre foi muito querida em sua vida.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.