Fatores que fazem com que idosos aumentem sua expectativa de vida

Saiba o que, de acordo com os estudiosos, é responsável por aumentar ou diminuir os anos de vida das pessoas na terceira idade. Fique atento aos seus hábitos!

Um estudo feito por pesquisadores da DuKe Health mostrou que há fatores que aumentam a expectativa de vida de pessoas mais velhas. Se você tem pais, avós ou parentes na terceira idade, vai querer dar uma olhada nessa pesquisa. Compreenda quais são esses fatores e como eles influenciam na expectativa de vida de qualquer indivíduo.

Leia mais: Cientistas descobrem um interruptor molecular que controla a longevidade 

Fatores que influenciam na longevidade

O estudo realizado pelos pesquisadores da Duke Health tinha como principal objetivo determinar as causas proximais da longevidade. Sendo assim, com a intenção de descobrir as causas diretas de longevidade a partir de dados cientificamente confiáveis, os estudiosos chegaram ao seguinte método.

Antes de mais nada, eles utilizaram dados de uma antiga pesquisa, cujos materiais estavam armazenados. Os pesquisadores analisaram cerca de 1500 amostras de sangue que foram usadas em um estudo onde os participantes tinham pelo menos 71 anos. Elas estavam armazenadas no NIH. A maioria dos voluntários respondeu questionários sobre os seus históricos e hábitos de saúde, o que também facilitou toda a análise.

Os cientistas examinaram 186 variáveis e as suas relações com a sobrevivência ao longo de 27 anos nesses participantes e, apenas dessa forma, foi possível concluir que fatores como capacidade de fazer compras, se você já fumou ou não durante a sua vida, níveis de colesterol em seu sangue e outros determinarão a sua expectativa de vida.

Confira agora um pouco mais sobre cada um desses fatores mencionados acima:

     1. Função física 

Em relação à função, a capacidade de ir fazer compras ou realizar tarefas domésticas estão diretamente ligadas à longevidade de um indivíduo.

     2. Níveis de colesterol no sangue 

Um dos fatores que mais influenciam no quanto um indivíduo irá viver são os níveis de colesterol no sangue. O número de partículas de lipoproteína de alta densidade, principalmente. De acordo com esses níveis, o colesterol bom é responsável por limpar endotoxinas do sangue, além de ser capaz de remover o colesterol ruim.

     3. Tabagismo 

O consumo de tabaco frequente é um dos principais fatores que afetam drasticamente a longevidade, visto que o fumo provoca graves doenças cardiovasculares e respiratórias. Sendo assim, evitá-lo ou interrompê-lo é o ideal.

Ao utilizar as características desse estudo mais antigo, os pesquisadores foram capazes de aplicar ferramentas analíticas sofisticadas. Agora seguirão para a segunda etapa da pesquisa. Essa próxima fase tem como objetivo melhorar a previsibilidade e identificar potenciais alvos para terapia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.