3 Escolhas cruciais que separam os realizadores dos sonhadores, segundo Warren Buffett
Confira mais essa demonstração da sabedoria e experiência do incansável ‘Oráculo de Omaha’.
Todos hão de convir que sonhar é realmente algo maravilhoso. Afinal, sem sonhos não surgem objetivos, e sem objetivos não há metas a serem traçadas nem avanços alcançados.
Contudo, também é verdade que só sonhar não basta, é necessário ter força e impulso suficientes para correr atrás de realizar os sonhos.
Para ilustrar melhor essa relação entre sonhos e realidade, o bilionário Warren Buffett, que vez ou outra nos presenteia com lampejos da sua genialidade, decidiu apontar os três fatores que separam os sonhadores dos realizadores. Continue lendo para absorver essas lições valiosas!
(Imagem: divulgação)
1. Aprender a dizer não para muitas coisas
Certa vez Warren Buffett disse:
“A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo.”
De acordo com o gênio dos investimentos, na sua jornada para o sucesso uma pessoa se depara com diferentes ideias de mundo, distrações e formas de perder tempo, mas manter o foco deve ser seu único objetivo.
Mantendo o foco em um projeto específico, que por sua vez nasce de um sonho, o indivíduo focará as suas energias naquilo e invariavelmente terá sucesso em seus intentos.
2. Só fazer parceria com pessoas íntegras
Apesar de não parecer, esse conselho tanto funciona para pessoas que já vivem uma vida de negócios como empresários, empreendedores e até funcionários, quanto para quem está começando sua jornada do zero.
A integridade é indispensável em qualquer aspecto da vida. Você não acredita nisso? Então experimente só conviver com pessoas não íntegras.
O problema é tão sério que, para Warren Buffett, é mais vantajoso para um empresário contratar uma pessoa “preguiçosa e burra” do que um indivíduo antiético. Isso vale a reflexão!
3. Alimentar o conhecimento diariamente
Por fim, Warren Buffett afirma que todos aqueles que desejam tirar seus sonhos do papel devem estimular o seu conhecimento diariamente, com leitura, estudos e concentração.
E por falar em leitura, para o bilionário, esta é a chave para o ganho de conhecimento. “Leia 500 páginas de algum livro toda semana. É assim que o conhecimento se acumula, como juros compostos”, disse ele.
Trazendo para a nossa realidade, de “meros mortais”, podemos dizer que o conselho de Warren Buffett pode ser traduzido em esforços de leitura mais plausíveis, como a leitura de um livro por mês, ou quem sabe a leitura de um bom artigo todos os dias. O importante é trazer acréscimos ao conhecimento de forma paulatina.
Comentários estão fechados.