Cuidado, MEI: novo golpe está afetando Microempreendedores Individuais; saiba tudo!

Nesse caso, os criminosos se valem de mensagens que anunciam descontos e oportunidades inexistentes.

Criminosos estão empenhados em mais uma tentativa de golpe contra Microempreendedores Individuais e empresários de outras ramificações ligadas ao Simples Nacional.

De acordo com a Receita Federal, estelionatários estão entrando em contato com empresas e empresários via WhatsApp, oferecendo um suposto desconto no pagamento de tributos. Para acessar esse suposto desconto, o empresário precisa realizar um pagamento via Pix.

Em um comunicado, a Receita alerta todos os empresários que jamais entra em contato oferecendo descontos no pagamento de tributos. Além disso, ela não envia Documentos de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) via WhatsApp ou mensagem SMS.

Ou seja, os empresários que caírem nesse golpe estarão perdendo seu suado dinheiro, em vez de liquidar o recolhimento de tributos com a Receita.

“A quitação de DAS ou DAS-MEI para regularização de débitos é realizada exclusivamente no Portal do Simples Nacional ou no Portal e-CAC, por meio de acesso com código de verificação, certificado digital ou conta gov.br, com classificação prata ou ouro”, disse a entidade.

(Imagem: divulgação)

Como se proteger?

Ainda segundo a Receita Federal, a melhor forma de se proteger contra esses golpes é ignorar as mensagens dos criminosos. Ademais, caso seja possível, o empresário pode fazer um boletim de ocorrência denunciando a tentativa de golpe.

Apesar da aparente facilidade oferecida pelos golpistas, é necessário sempre ter em mente o que já frisamos antes: a Receita não envia boletos aos contribuintes via apps de mensagem, SMS ou e-mail.

Inclusive, essa máxima precisa ser ainda mais reforçada nos dias de hoje, quando vemos a rápida e crescente digitalização dos meios de pagamento e diversos serviços.

Você é MEI ou possui outro tipo de empresa vinculada ao Simples Nacional? Então, fique ainda mais atento a partir de hoje!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.