4 dicas para lidar com pessoas difíceis sem perder o equilíbrio emocional
Alguém testa a sua paciência no trabalho ou até mesmo na sua casa? Não permita que tirem a sua paz! Essas dicas serão muito valiosas para ajudar com isso.
O convívio diário não é fácil, seja no ambiente de trabalho, acadêmico ou familiar. A boa notícia é que há algumas estratégias importantes para contornar esse tipo de situação. É por isso que nós separamos algumas dicas de como lidar com pessoas difíceis no dia a dia, pois assim você garante que não vai perder o equilíbrio e manterá a sanidade.
Leia mais: Como se sentir menos sozinho com algumas dicas simples
Como lidar com pessoas difíceis no convívio diário?
Bem, mas o que seria uma pessoa que é difícil de lidar? Estamos falando daqueles indivíduos que reclamam com frequência, não se mostram abertos ao diálogo, que evitam assumir a responsabilidade por seus atos, criam situações difíceis e não se esforçam para resolvê-las. São pessoas que dificultam que seja possível manter uma boa convivência com elas.
Algo que nós adiantamos desde agora é que passe a observar a forma como elas falam e se comportam, pois é a partir disso que você pode identificar a melhor maneira de interagir, especialmente se você quer evitar desgastes e estresses desnecessários. Uma vez que tenha se atentado ao comportamento delas, pode adotar melhor as dicas a seguir.
- Crie o roteiro do diálogo na sua cabeça
Quer um exemplo? Você percebe que o seu chefe apresenta comportamentos explosivos, então vocês sempre acabam tendo atritos quando conversam. Uma forma de evitar isso é ensaiar mentalmente um diálogo antes de falar com ele, pois você irá se preparar melhor para as possíveis respostas e saberá conduzir melhor a situação a seu favor.
- Não se perca do seu objetivo quando falar com pessoas difíceis
Um problema comum em nossas interações com esse pessoal mais complicado é que frequentemente nos distraímos com a nossa irritação, então perdemos de vista quais eram os objetivos da conversa. Sendo assim, evite perder o fio da meada, não se deixe levar pelo estresse e se mantenha focado no porquê você está em contato com a pessoa.
- Tenha empatia
Exercitar a empatia é a melhor maneira de afastar a raiva, por isso tente ver e ouvir com os olhos e ouvidos da outra pessoa, ou seja, se coloque no lugar do outro de vez em quando. Também é importante observar os comportamentos alheios sem fazer julgamentos, visto que não temos como adivinhar o que o outro está passando, não é mesmo?
- Demonstre ter inteligência emocional e observe-se antes de responder
Antes de retrucar alguém que te irritou, observe o que seu corpo está sentindo, quais pensamentos estão lhe ocorrendo e se você está prestes a dizer algo ríspido pelo qual será responsabilizado mais tarde. Só de parar para fazer isso, certamente irá se obrigar a adotar uma atitude diferente que irá evitar muitos transtornos.
Comentários estão fechados.