4 fobias incomuns que realmente existem

Conheça algumas da fobias não convencionais.

Todos nós conhecemos alguém que tem alguma fobia, como, por exemplo, medo de aranhas ou medo de altura. Porém, há pessoas que têm fobias incomuns, como medo de balões ou até mesmo de bananas. A seguir, confira algumas dessas fobias incomuns.

O que são as fobias?

Segundo o John Hopkins Medicine, a fobia é mais do que apenas um medo de alguma coisa. Pessoas que têm fobias fazem de tudo para evitar a fonte de seu medo incontrolável, essas pessoas podem sofrer ataques de pânico quando são forçadas a enfrentar a sua fobia.

4 fobias incomuns que talvez você não conheça:

  1. Tripofobia: o medo de padrões repetitivos de buracos

A tripofobia é o medo ou a repulsa de padrões repetitivos de buraquinhos, segundo um caso publicado na revista Frontiers in Psychiatry. Pessoas com essa fobia podem sentir medos desproporcionais ao verem objetos como plástico-bolha, favos de mel e vagens de sementes.

Uma menina de 12 anos relatou sentir pavor ao olhar para objetos como pão com sementes ou roupas com bolinhas. A sua mãe relatou um episódio em que a sua filha fugiu desesperadamente de um banheiro após ver as paredes de concreto perfuradas.

  1. Globofobia: o medo de balões

As pessoas com essas fobias podem possuir um medo intenso ao ver ou tocar em balões. A maioria das pessoas, no entanto, somente tem o medo do som do balão estourando.

  1. Hipopotomonstrosesquipedaliofobia: medo de palavras longas

Hipopotomonstrosesquipedaliofobia, também conhecida como sesquipedalofobia, é um medo de palavras longas. “Sesqui” é latim para “um e meio”, enquanto “pedal” significa “pé”. Portanto, “sesquipedalofobia” se traduz literalmente como “o medo de um pé e meio” ou medo em torno de uma palavra muito longa.

Essa fobia pode ser provocada por experiências de vergonha e constrangimento ao pronunciar palavras longas.

  1. Fobofobia: medo de fobias

Pesquisadores descreveram essa fobia como “ansiedade flutuante” e é uma fobia que pode causar ataques de pânico. As pessoas que têm essa fobia expõem medo das sensações físicas que acompanham o medo, como falta de ar ou palpitações cardíacas. Pesquisadores disseram que a fobofobia tende a ser diagnosticada juntamente com o transtorno de ansiedade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.