4 informações sobre ovos que talvez você não saiba
Conheça os benefícios dos ovos para o corpo.
Pode não parecer, mas os ovos são considerados um superalimento por todo o mundo. Isso porque eles têm um ótimo valor nutricional.
Segundo a Linha de Saúde, um ovo contém impressionantes quantidades de selênio e vitaminas B2 e B12. Além disso, ele fornece ao corpo humano uma pequena quantidade de quase todos os nutrientes de que o nosso corpo precisa.
O valor nutricional dos ovos
Como dito, os ovos possuem selênio e vitaminas B2 e B12, além de fornecer pequenas quantidades de todos os nutrientes de que o corpo precisa. Ele contém um alto colesterol, porém não afeta de forma negativa o coletivo sanguíneo. Entretanto, isso depende de cada organismo.
Por conta de suas inúmeras formas de ser consumido, foi desenvolvida toda uma indústria à sua volta. Atualmente, não são consumidos apenas ovos de galinha, temos também ovos de avestruz, ganso, pato e ovos de guiné (galinha d’Angola). Alguns são mais difíceis de encontrar, mas trazem ótimos benefícios à saúde, além de serem interessantes pelas suas variedades de tamanhos e cores.
Algumas dicas de segurança para quando você for comprar, cozinhar e armazenar os ovos.
- Saiba quando deve refrigerar os ovos: Se você está acostumado a ir ao supermercado e encontrar os ovos na sessão de refrigeração, talvez você se surpreenda ao saber que esse costume não é tão comum. Por exemplo, nos Estados Unidos, é recomendado armazenar seus ovos abaixo de 40 graus F. Porém, em países estrangeiros, como a Suécia e o Reino Unido, as regras de armazenamento são diferentes, essa diferença se dá por causa da salmonela. Se estiver nos EUA e comprar os ovos, recomendo que os ponha para refrigerar. Isso porque desinfectar os ovos danifica a cutícula de proteção que cobre a casca para que as bactérias não possam entrar no ovo.
- Tenha cuidado ao comer ovos congelados: Congelar aquele ovo que está chegando perto do prazo de validade para preservá-lo por mais tempo pode não ser uma boa ideia. Ovos nunca devem ser congelados, pois podem representar um alto risco de contaminação já que as cascas racham facilmente quando o conteúdo do ovo congela e expande.
- Preste atenção no cheiro do ovo para detectar se ele está estragado: Quando os ovos não são armazenados corretamente, eles podem acabar estragando mesmo dentro da data de validade. Então se atente ao cheiro dos ovos para se certificar de que eles ainda estão bons.
- Não armazene ovos nas bandejas da geladeira: Essas bandejas de ovos geralmente são localizadas na porta da geladeira, o que é um péssimo lugar para armazenar os ovos, já que é onde a temperatura é mais inconsistente, por isso não é muito adequada para armazená-los. O melhor lugar para os ovos é na prateleira do meio da geladeira, onde a temperatura é mais uniforme. Além disso, sugere-se não tirá-los da caixa, pois a casca porosa pode absorver a umidade e certos odores.
Comentários estão fechados.