Vitamina B

As vitaminas são necessárias para o funcionamento do organismo. Assim, é preciso fazer a ingestão de alimentos ricos em vitaminas para não sofrer com a carência de vitaminas. Veja quais são as vitaminas do complexo B.

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As vitaminas são muito importantes para o funcionamento ideal do corpo humano. Elas atuam no organismo principalmente como catalisadoras de reações químicas.

Existem muitas vitaminas importantes e presentes no organismo humano e, por isso, é feita a divisão entre grupos, cada uma com características próprias e funções específicas.

Um desses grupos é o das vitaminas do complexo B, com funções muito importantes e necessárias para a sobrevivência do organismo.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas que compõem esse grupo são caracterizadas como hidrossolúveis, isto é, são solúveis em água. Este fato, faz com que elas sejam armazenadas em pouca quantidade e, por isso, é necessário ingeri-las diariamente.

O grupo das vitaminas do complexo B é composto por oito tipos, sendo elas: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Elas são importantes pois colaboram com várias reações químicas do organismo humano, como na respiração celular e produção de energia com a formação de ATPs para o metabolismo.

Principais funções das vitaminas do complexo B

Cada vitamina desse complexo atua de uma maneira específica diferente. Entretanto, pode-se classificar de forma geral com as seguintes funções:

  • Oxidação dos carboidratos;
  • Manutenção do tônus muscular e nervoso;
  • Auxiliam no bom funcionamento do sistema digestório.

Principais fontes de vitamina B

  • Cereais;
  • Ovos;
  • Carnes;
  • Hortaliças;
  • Frutas.

Vitaminas específicas

Vitamina B1 ou tiamina

Função

A vitamina B1 atua no organismo como uma coenzima responsável pelo bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema circulatório. Além disso, ela previne o envelhecimento e combate a depressão.

Deficiência

A deficiência de vitamina B1 pode gerar o problema “beribéri”, uma doença que gera dor e paralisia das extremidades, com alterações cardiovasculares e edemas. Além disso, pode causar fadiga, depressão, anorexia e instabilidade emocional.

Fonte alimentar

Os principais alimentos ricos em vitamina B1 são carnes vermelhas, vegetais folhosos e cereais integrais.

Vitamina B2 ou riboflavina

Função

A vitamina B2 é fundamental para o processo metabólico de proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, está diretamente relacionada com a formação de hemácias, regulação das enzimas da tireoide, prevenção da catarata, manutenção da pele e produção hormonal.

Deficiência

A deficiência de vitamina B2 pode desencadear descamação da pele, dermatite seborreica, rachaduras na pele, visão turva e fotofobia.

Fonte alimentar

Os principais alimentos com vitamina B2 são derivados de leite, como iogurte e queijo, cereais matinais vitaminados, grãos, amêndoa, ovos, peixes oleosos, e vegetais.

Vitamina B3 ou niacina

Função

A vitamina B3 é necessária para regulação do sistema nervoso e imunológico e para uma pele saudável. Além disso, atua na redução do colesterol e triglicerídios, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo.

Deficiência

A deficiência de vitamina B3 pode gerar demência, diarreia ou dermatite

Fonte alimentar

É encontrada em derivados de leite, cereais, ovos, leveduras e vegetais.

Vitamina B5 ou ácido pantotênico

Função

A vitamina B5 atua principalmente na produção de hormônio suprarrenais e na formação de anticorpos. Somado a isso, auxilia na produção de energia através da quebra de lipídeos, carboidratos e proteínas.

Deficiência

A falta de vitamina B5 no organismo humano pode desencadear cefaleia, doenças neurológicas, cãibras e náuseas.

Fonte alimentar

É encontrada em carnes de vaca, frango, ovos, batatas, brócolis e cereais integrais.

Vitamina B6 ou piridoxina

Função

A vitamina B6 é muito importante para o nosso organismo, pois participa de muitas reações metabólicas. Ela é um coenzima que participa diretamente na metabolização de proteínas, gorduras e triptofano. Além disso, atua na produção de hormônios e no sistema nervoso.

Deficiência

Pode desencadear anomalias no sistema nervoso central, anemia, irritabilidade, convulsões e desordens na pele.

Fonte alimentar

Banana, batata, vegetais, castanhas, nozes, abacate e vísceras.

Vitamina B7 ou biotina

Função

A vitamina B7 é importante no crescimento celular, produção de ácidos graxos metabolismo de proteínas, carboidratos e lipídeos. Além disso, é necessário para a utilização de outras vitaminas do complexo B e pode contribuir para a saúde do cabelo e pele.

Deficiência

Podem ocorrer queda de cabelo, descamação da pele, olhos secos, perda de apetite, cansaço e insônia.

Fonte alimentar

É encontrada em fígado, rins, gema de ovo, cereais integrais e nozes.

Vitamina B9 ou ácido fólico

Função

A vitamina B9 é muito importante para o bom funcionamento do cérebro, para a produção de energia e formação de hemácias. Além disso, ajuda na síntese de DNA, manutenção do sistema circulatório e imunológico.

Deficiência

A deficiência dessa vitamina pode causar anemia megaloblástica e lesões nas mucosas. Também pode gerar problemas de crescimento transtornos gastrointestinais e má formação da morfologia nuclear celular.

Fonte alimentar

Vegetais folhosos, beterraba, cereais matinais vitaminados, nozes, amendoim, leguminosas, grãos e fígado.

Vitamina B12 ou cianocobalamina

Função

É necessária ao bom funcionamento do sistema digestivo, síntese de proteínas, metabolismo de carboidratos e lipídeos.

Somado a isso, a vitamina B12 é importante na formação das células, previne danos ao nervos, mantém a fertilidade, promove o crescimento e desenvolvimento normal. É essencial para a formação de DNA e para adequação do tecido nervoso e medula óssea.

Deficiência

A carência da vitamina B12 gera anemia megaloblástica e distúrbios gastrointestinais.

Fonte alimentar

É encontrada em fontes animais como carnes vermelhas, peixe, ovos, leite e derivados.

Veja também: Vitaminas e Minerais: Importância para o Corpo Humano

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