5 atitudes que podem amenizar o estresse na faculdade

Para te ajudar a se tranqüilizar e combater ou amenizar o estresse durante a vida acadêmica, vamos apresentar algumas atitudes que podem fazer a diferença.

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Só mesmo quem não estuda pode achar fácil ser estudante. Por mais que o curso ou a matéria seja interessante, exige um esforço por parte do aluno, pois o mesmo precisa de tempo para se dedicar a elas. São simulados, provas, seminários, exercícios avaliativos, debates, trabalhos, entre outros.

Nessas condições, conciliar um emprego efetivo ou um estágio exige muito controle. Para se ter uma noção, muitas pessoas abandonam o seu cargo para prestar um vestibular ou prestar um concurso público. Esse acúmulo de tarefas por parte de quem se compromete a estudar pode gerar a sensação de estresse, causados pelo cansaço e ansiedade.

Muitas pessoas enfrentam essa situação e não sabem como reagir diante delas. Para te ajudar a se tranqüilizar e combater ou amenizar o estresse durante a vida acadêmica, vamos apresentar algumas atitudes simples que podem fazer a diferença, experimente inseri-las na rotina.

Veja 5 dicas para diminuir o Estresse na Faculdade

  1. Estabeleça prioridades

Uma pessoa que não sabe aonde quer chegar dificilmente chegará. Mesmo que seja uma conquista pequena, realizada em poucas horas, desperta a sensação de dever cumprido. Estabelecer prioridades e listar suas tarefas é uma excelente forma para não gerar a sobrecarga durante o seu dia de estudo.

Procure manter o foco nas atividades que titulou como mais importantes, seja um simulado que está próximo a acontecer ou um seminário que deverá ser entregue em longo prazo. O importante é que você esteja consciente de todas elas e não perca de vista sua escala de prioridade.

  1. Pratique esportes

A prática de exercícios físicos sempre será bem vinda na sua rotina, pois os mesmos colaboram para o seu rendimento nos estudos. Exercitar o corpo é super indicado para combater o estresse e se livrar de algumas sensações negativas, como cansaço e ansiedade.

As atividades físicas possuem a função de diminuir a tensão e ainda contribuem para relaxar a mente, principalmente durante a semana de provas, em que o nível de cobrança é ainda maior.

  1. Procure fazer o que gosta

Além de praticar exercícios físicos, é importante que reserve um tempo para se dedicar a si mesmo. Procure um momento do seu dia para fazer algo que você gosta, fora das extremidades da sala de aula. São várias as sugestões, entre elas ir ao cinema, fazer um piquenique, ouvir música, ler um livro do seu gosto pessoal, praticar um esporte, entre tantas outras atividades.

Essa prática com certeza terá grande influência na sua qualidade de vida, pois terá a sensação de estar contribuindo para o seu bem estar. Diante disso, se sentirá menos sobrecarregado, além de melhorar o seu desempenho acadêmico.

  1. Avalie sua evolução

Muitas pessoas se dedicam bastante aos seus estudos, mas se esquecem de avaliar o seu progresso. Por mais que pareça irrelevante, é fundamental refletir sobre os seus próprios avanços ao longo do ano letivo.

É indicado que anote as suas principais conquistas ao longo do dia como, por exemplo, um bom desempenho em uma prova ou um projeto elogiado pelo professor ou colegas de classe. Tudo isso é sugerido para que você não perca de vista o quanto melhorou com o tempo e que reconheça que valeu a pena a dedicação.

  1. Seja dinâmico

Por mais que seja importante seguir uma rotina bem organizada para garantir a qualidade do estudo e manter a disciplina, é importante que novas formas de aprendizado sejam adotas para te livrar no tédio.

Apostar em uma vídeo aula, um livro novo, estudar em grupo ou até mesmo em um novo ambiente pode fazer com que você tire o peso da obrigação dos estudos e se sinta mais livre para inovar. Essas atitudes também podem colaborar para ampliar a sua criatividade no planejamento e execução de trabalhos.

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