Dicas de como ser um excelente professor

Para que você possa obter o seu sucesso profissional nessa carreira, vamos apresentar algumas dicas importantes de com ser um excelente professor.

0 6

Ao perguntar para qualquer pessoa qual o seu maior objetivo profissional, possivelmente a resposta será: “ser bem sucedido”. A busca pelo sucesso não para na primeira tentativa de emprego, nem mesmo na insegurança de um recém formado, pois a jornada é longa e muitas coisas podem ser incrementadas no seu perfil.

A experiência obtida ao longo de sua trajetória serve para que você alcance um maior nível de amadurecimento profissional e, desta forma, abra brechas para novas oportunidades de emprego. Isso não é diferente na carreira de Professor, cuja função tem uma importância e influência muito grande no desenvolvimento intelectual da sociedade.

Mas a forma como esse profissional desenvolve o seu trabalho mudou muito ao longo do tempo. Atualmente vivenciamos uma época marcada pela facilidade de informação e pelo conhecimento tecnológico excessivo. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha um celular, tablet ou computador, aparelhos que permitem o acesso a diversos conteúdos.

Nesse contexto, além de ensinar, o profissional precisa levar aos seus alunos a contemplação do saber e despertar o gosto pelo senso crítico. O professor do século XXI deve englobar em suas competências técnicas, o controle emocional, habilidade interpessoal e, principalmente, a consciente de que o seu trabalho faz muito mais sentido se for priorizado o desenvolvimento humano e o respeito às diferenças.

O professor de referência não é necessariamente aquele que sabe mais e sim aquele que consegue transmitir o seu conhecimento ao outro de maneira produtiva e eficiente.  Os cenários mudaram e a forma de chamar atenção dessa nova geração exige criatividade e muito manejo por parte do docente.

Para que você possa obter o seu sucesso profissional nessa carreira, vamos apresentar algumas dicas importantes, segue abaixo:

1 – Seja um exemplo

Muitos professores ao entrar em uma sala de aula esquecem suas verdadeiras funções e confundem o seu papel. É importante que você seja visto como uma figura exemplar aos olhos daqueles que estão ali para aprender o que você tem a ensinar. Os alunos costumam vê-lo como um superior, alguém que gostariam de ser um dia. Se o seu comportamento for rude, inconveniente e desagradável, provavelmente não vão permanecer com um pensamento positivo ao seu respeito ou sobre o seu trabalho. Além disso, terão um modelo de comportamento errôneo e impróprio. Para evitar que isso aconteça, estimule a confiança dos seus alunos, permita que eles acreditem no seu potencial e te vejam como um bom líder. Não importa a idade, sexo ou classe social, todos os alunos precisam de alguém em que possam se apoiar e recorrer quando necessário.

2 – Defina algumas regras  

Por mais que seja importante levar em consideração o surgimento de imprevistos ou situações inusitadas, é preciso que o professor tenha em mente algumas regras básicas, pois isso ajudará a manter uma postura equilibrada na sala de aula. Para que isso não seja feito de forma isolada, permita que os seus alunos colaborem com as determinações, de modo que se sintam incluídos no processo, além de dar a impressão de que suas opiniões e idéias são importantes para você e influenciam na sua decisão. Diante dessa postura, sempre que as regras forem recorridas eles vão se lembrar que também fizeram parte daquelas definições e, portanto, devem ser leais a elas. Assim você assumirá o papel de mediador em relação ao cumprimento das regras, ou seja, aExcelente Professorssumirá o papel de líder.

3 – Faça perguntas antes de iniciar uma explicação

Geralmente leva certo tempo até que o professor consiga a atenção de seus alunos. Quase sempre chegam na aula dispersos, com o pensamento em outras coisas que parecem muito mais interessantes. Sendo isso muito comum, por que não começar a aula por meio de perguntas que desperte a reflexão ou a curiosidade? Tente fazer perguntas que tenham a ver com o cotidiano dos seus alunos, assim terá mais chances de abordar um novo tema de forma produtiva. Aproveite também para esclarecer os pontos básicos que os alunos ainda não conhecem.

4 – Tente ser simples e objetivo

Muitos professores gostam de aproveitar o momento da aula para mostrarem o quanto são inteligentes e dominam determinado assunto. Usam palavras difíceis e rebuscadas que estão longe do vocabulário de seus alunos. Esse tipo de postura tende a atrapalhar a excelência do seu trabalho, pois poucos conseguem acompanhar o seu raciocínio e entender a matéria. Mesmo os assuntos mais complicados devem ser explicados de forma simples e objetiva. Um grande líder busca garantir o entendimento de todos que o seguem.

5 – Planeje as aulas

Fazer um planejamento detalhado de tudo aquilo que será ministrado na sala de aula com certeza vai facilitar o seu desempenho como professor. Se atente aos detalhes estruturai como, por exemplo, se o conteúdo do dia será passado no quadro ou em slides. Os improvisos constantes geram a sensação de falta de maturidade e organização. Se achar necessário, use mapas mentais, anote os principais tópicos em um papel ou em um aparelho eletrônico usado de suporte. Tudo isso te ajudará a melhorar a sua postura e ampliar os resultados de sua carreira.

6 – Seja criativo

Aulas monótonas demais causam tédio. Sempre que puder adote uma nova metodologia de ensino, escolha diferentes recursos que abordam a temática que será trabalhada em sala de aula, como um filme ou um passeio fora das extremidades do local de ensino. Além disso, aposte em dinâmicas, em que os alunos tenham liberdade de interagir e compartilhar suas opiniões. Esse costume mostrará o quanto você é um profissional proativo e criativo, sempre disposto a trazer algo novo para melhorar o desempenho dos seus alunos.

7 – Aprenda constantemente

Por mais que você seja um bom professor, é importante que não pare no tempo. O sucesso profissional está diretamente relacionado com a sua iniciativa de sair do padrão. Esteja sempre atendo as novidades, assista a uma nova palestra, faça um curso ou uma pós-graduação, converse com outros profissionais de referência, frequente eventos relacionados à sua carreira, dentre outras iniciativas. Através da própria internet é possível ter acesso a diversas ferramentas que podem te auxiliar a evoluir dentro da sala de aula e se tornar um excelente professor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.