5 cidades brasileiras estão entre as mais inteligentes do mundo; veja quais
Levantamento foi feito por instituições de pesquisas internacionais.
A cada dia que se passa, os avanços tecnológicos atingem níveis mais profundos na sociedade, chegando às mais diversas áreas, como educação, saúde, segurança pública e mobilidade urbana.
Esse movimento virtuoso tem transformado cidades ao redor do mundo, incluindo alguns municípios brasileiros, conforme aponta o Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido em parceria com a Urban Systems e pela Nectar.
No levantamento, as entidades levaram em consideração os seguintes eixos temáticos: Energia, Economia, Educação, Urbanismo, Mobilidade, Empreendedorismo, Segurança, Governança, Inovação, Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente. Dentro desses assuntos, foram observados cerca de 75 indicadores.
Basicamente, as cidades consideradas “smart cities”, ou “cidades inteligentes”, são aquelas que conseguem usar melhor os sistemas de informação que ajudam a desenvolver áreas como as acima citadas. Além disso, investem na oferta de internet de qualidade para seus cidadãos.
Hoje em dia, é até fácil identificar uma cidade inteligente. Basta saber se existe cobertura 5G ou 4G no lugar, por exemplo, e se a prefeitura investe em multimídias tecnológicas para facilitar o trabalho de seus servidores.
A seguir, você confere as cinco primeiras colocadas da versão brasileira do Ranking Connected Smart Cities.
A lista original contém, na verdade, 100 cidades, mas algumas se destacam. Veja quais são elas abaixo.
Imagem: reprodução
1. Curitiba (PR)
A capital do estado do Paraná, Curitiba, é uma cidade-modelo em diversos aspectos. Já era de se imaginar, portanto, que ela fizesse parte de um ranking como esse.
De acordo com a Urban Systems, essa cidade se destaca pelo uso da tecnologia para facilitar o dia a dia do cidadão, com a oferta cada vez mais ativa, presente e prática de serviços públicos diversos.
Grande parte dos investimentos da administração pública municipal está voltada à implantação de novas e modernas escolas, criação de aplicativos direcionados ao cidadão, etc.
2. Florianópolis (SC)
Em Florianópolis, capital de Santa Catarina, os destaques vão para a modernização do mercado de trabalho local e uma verdadeira padronização da oferta de iniciação tecnológica aos cidadãos, sobretudo aos mais jovens.
Poucos são os serviços públicos da cidade que não podem ser acessados por meio de algum aplicativo ou até mesmo em totens de autoatendimento.
Esses avanços estão presentes sobretudo nas áreas de saúde, educação e mobilidade urbana.
3. São Paulo (SP)
A terra da garoa não poderia ficar de fora dessa “onda”, e não ficou. São Paulo também é uma das cidades mais inteligentes do Brasil.
Maior e mais importante cidade da América Latina, São Paulo é também maior até que muitos países do mundo em extensão territorial e número de habitantes. Desenvolver-se tecnologicamente é realmente uma necessidade para essa megalópole.
Segundo o levantamento, a capital paulista possui sistemas digitais que integram completamente o seu sistema municipal de saúde. Além disso, estima-se que 99% dos paulistanos tenham acesso à conectividade 4G ou 5G.
Esses são apenas alguns exemplos de uma cidade que, de fato, está cada dia mais inteligente, o que, no caso de São Paulo, é um desafio ainda maior.
4. São Caetano do Sul (SP)
Surpreendendo na quarta posição do Ranking Connected Smart Cities, está São Caetano do Sul, uma cidade de médio porte localizada na Região Metropolitana de São Paulo.
O lugar possui um bom nível de organização urbana, tanto em termos de tráfego quanto no que diz respeito à infraestrutura.
O mesmo acontece com a saúde e a educação de São Caetano, que possuem sistemas integrados, independentes e totalmente funcionais.
Para completar, a cobertura de internet nesta cidade é considerada acima da média para cidades de seu tamanho, o que é outro ponto muito positivo.
5. Campinas (SP)
Por fim, nesse recorte que fizemos do Ranking Connected Smart Cities, temos a cidade de Campinas, também no interior de São Paulo.
Esse lugar é considerado uma das maiores e melhores cidades dentre aquelas que não são capitais estaduais, e isso não é sem motivo.
Atualmente, Campinas tem mais de 1,1 milhão de habitantes, uma economia pujante e muitas oportunidades para quem deseja mudar de vida.
Inclusive, o lugar é destino de milhares de pessoas que migram de suas cidades natais para tentar a vida em locais mais desenvolvidos do país todos os anos.
No que diz respeito à “inteligência” da cidade, o que chama mais atenção são os sistemas públicos integrados, a cobertura de internet quase impecável e o mercado de trabalho, onde áreas como TI e computação são cada vez mais requisitadas.
Comentários estão fechados.