5 dicas online para aprender matemática gratuitamente

0

Abordada desde as series iniciais, a Matemática se refere a uma das ciências mais importantes do mundo moderno. Essa disciplina exige das pessoas uma atenção especial, pois tem ampla relação com o cotidiano. Algumas de suas aplicações estão ligadas a compras e vendas, financiamentos, operações comerciais, parcelas, construções, aplicações, investimentos, dentre outras.

Diante disso, a Matemática contribui expressivamente na formação do cidadão ao desenvolver metodologias que priorizam a elaboração de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho em grupo e a independência advinda da confiança e da própria capacidade de enfrentar desafios.

Por conta de sua importância, é fundamental criar o hábito de estudar além das extremidades da sala de aula, a fim de dominar o assunto com mais precisão, principalmente se o conteúdo envolver números ou problemas. Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos cinco cursos e canais disponíveis online de forma grátis sobre o tema. Você aprenderá matemática a partir da escolha do formato que mais lhe agrada, sem a necessidade de ter que sair de casa. Confira abaixo:

1 – MatemáticaRio

O Canal MatemáticaRio, com mais de 3 milhões de views, está disponível no youtube e é ministrado pelo professor da rede pública municipal do Rio de Janeiro, Rafael Procopio. Ele oferece os conteúdos de um jeito diferenciado e interessante, a fim de que os seus seguidores aprendam a matéria de forma descontraída e com bom humor. Os vídeos trazem vários truques de tabuada, abordam a matemática de ensino médio e disponibilizam diversos desafios numéricos.

2 – Probabilidade e Estatística para Negócios

Esse curso engloba 25 aulas legendadas em português, que são ministradas pelo Professor Fletcher H. Ibser, da Universidade da Califórnia.

3 – Métodos Matemáticos p/ Engenheiros

Esse curso possui 49 vídeos, composto por aulas legendadas em português do Massachusetts Institute of Technology, voltadas especialmente para engenheiros.

4 – Introdução ao Pensamento Matemático

Esse curso, oferecido pela Universidade Stanford, tem o objetivo de “ajudar a desenvolver a capacidade mental valiosa” dos estudantes. As aulas são ministradas por Keith Devlin, membro da American Mathematical Society, e estão disponíveis com legendas em português. A carga horária é de 10 horas.

5 – Só Matemática

Esse canal brasileiro já possui mais de 100 mil visualizações. O mesmo traz 26 vídeos com explicações em português sobre pré-cálculo e a relação entre arte e matemática.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.