Semana de provas: 5 atalhos para superar o desafio e sair de cabeça erguida

As semanas de prova são, sem dúvida, a pior época do período letivo, portanto saiba como passar com tranquilidade por ela.

A semana letiva de provas é o período de maior estresse para os estudantes, afinal se trata do trabalho acumulado de um ano inteiro. Assim, devido à grande concentração de materiais e coisas para fazer, muitas pessoas acabam não se adaptando bem à nova realidade e vão mal.

Portanto, confira agora 5 dicas que farão você não apenas sobreviver, mas se sair bem na temida semana de provas.

Conselhos valiosos para estudantes em período de avaliações

Confira agora as 5 dicas para sobreviver a semana de provas:

1. Seja organizado

Embora pareça muito óbvio, a organização é um fator-chave para se adaptar bem durante o período de provas. Essa qualidade essencial deve ser administrada em todos os aspectos, aumentando assim o seu desempenho escolar ou universitário.

Portanto, desde a grade de estudos, até o conteúdo que será estudado, as pequenas e grandes coisas devem estar previamente decididas. Pois, no fim, são elas que resultam em um grande diferencial na contabilidade do tempo. Priorize demandas e tempo para cada uma delas.

2. Antecipe os estudos

Grande parte dos problemas enfrentados durante as semanas de provas são provenientes do grande acúmulo de material para estudo. E para isso a solução é simples: antecipe os estudos.

Isso lhe proporcionará diversos benefícios. Em primeiro lugar, retirará a necessidade e o estresse que acompanha todo o processo de aprendizagem em cima da hora.

Além disso, se trata de uma estratégia mais eficiente para fixação de conteúdos a curto e longo prazo. Portanto, faça um pouquinho todo dia para não ter que fazer tudo o dia todo na véspera da avaliação.

3. Realize intervalos

Ninguém consegue manter o foco o tempo inteiro, por isso pausas também são importantes no sistema de aprendizagem. Pois, uma rotina intensiva de estudos acaba sendo estressante e desgastante.

Assim, intervalos moderados permitem a renovação das forças e recuperação do foco. Afinal, o estado mental é um ponto-chave durante a realização de uma avaliação.

4. Trabalhe em um sistema de recompensas

Todos sabemos que as boas notas e os ótimos desempenhos, são os resultados almejados por todos, porém um incentivo a mais não faz mal.

O cérebro humano é extremamente suscetível a estímulos de recompensa, pois eles estão diretamente relacionados ao sistema límbico e às sensações de prazer e satisfação. Portanto, por que não usar isso ao nosso favor?

Em épocas complicadas de estudo, implemente um sistema de pequenas e grandes recompensas para cada passo cumprido. Ou seja, para cada página respondida ganhe um bis, por exemplo, ou planeje um dia relaxante na piscina, logo após aquela prova particularmente difícil.

5. Não negligencie seu sono nem a comida

Sabemos que durante essas épocas parece que o tempo é um inimigo, e que nunca vai dar para fazer tudo aqui que deve ser feito. Por isso, é comum que muitas pessoas passem a negligenciar processos essenciais da vida como o sono e a alimentação.

Porém, como você espera obter um bom rendimento em uma avaliação, se nem ao menos está no seu potencial máximo? Isso não é o ideal!

Portanto, a busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada além de uma regularidade no sono são fatores essenciais para garantir o sucesso, não o contrário.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.