5 dinâmicas fáceis para ensinar Pontos de Vista Literários

A perspectiva a partir da qual uma história é contada é chamada de ponto de vista. Confira 5 dinâmicas para ensinar os Pontos de Vista Literários:

0

A perspectiva a partir da qual uma história é contada é chamada de ponto de vista. Compreender o ponto de vista ajuda os alunos a analisar efetivamente a literatura, aprimorar suas habilidades de pensamento crítico , ajudá-los a entender o propósito do autor e aumentar sua capacidade de reconhecer potenciais vieses.

Tipos de ponto de vista

Primeira pessoa: O personagem principal está contando a história. Usa palavras como ‘eu’ e ‘nós’.

Segunda pessoa: O autor está contando a história diretamente ao leitor. Usa palavras como ‘você’ e ‘seu’.

Terceira pessoa: O autor está contando a história, mas não faz parte dela. Usa palavras como ‘ele’, ‘ela’ e ‘eles’. Alguns narradores de terceira pessoa são oniscientes, mas outros têm conhecimento limitado.

Dinâmicas

1 – Usando um gráfico âncora de ponto de vista

Gráficos âncora são recursos visuais para ajudar os alunos a trabalhar de forma mais independente. Quando um instrutor ensina uma lição, os principais conceitos e fatos relevantes são adicionados ao gráfico.

O gráfico de âncora completo fornece aos alunos um recurso ao qual eles podem consultar se tiverem dificuldade em lembrar as etapas ou conceitos de uma lição.

Um gráfico âncora de ponto de vista lembra os alunos dos diferentes tipos de ponto de vista com palavras-chave, frases e exemplos dos pronomes usados ​​para indicar cada tipo.

Por exemplo, um aluno lê a frase: “Se você der um biscoito ao rato, ele pedirá um copo de leite. Quando você der a ele o copo de leite, ele provavelmente pedirá um canudinho.

Ele vê a palavra-chave “você”, que indica que o autor está se dirigindo ao leitor. Com base nas palavras-chave do gráfico âncora, o aluno identifica o ponto de vista do texto como segunda pessoa.

2 – Caça ao Tesouro do Ponto de Vista

Ajude os alunos a se tornarem aptos a identificar corretamente o ponto de vista com uma caçada. Visite a biblioteca ou forneça uma grande variedade de livros infantis na sala de aula.

Dê aos alunos uma folha de papel e um lápis. Instrua-os a trabalharem sozinhos ou em pequenos grupos, procurando pelo menos um exemplo (e listando seu título e autor) de um livro para cada tipo de ponto de vista.

3 – Perspectiva do pronome

Esta atividade prática ajudará os alunos a obter uma compreensão mais concreta dos três principais pontos de vista. Primeiro, divida um quadro branco em três seções: 1ª pessoa, 2ª pessoa e 3ª pessoa.

Em seguida, selecione um aluno para realizar uma atividade cotidiana, como fazer um sanduíche. O aluno irá narrar cada passo usando os pronomes de primeira pessoa enquanto os completa. Por exemplo, “estou colocando duas fatias de pão em um prato”.

Escreva a frase do aluno na coluna da 1ª pessoa. Em seguida, escolha outros alunos para reafirmar a mesma frase na segunda e terceira pessoa, escrevendo suas frases na coluna apropriada.

Segunda pessoa: “Você está colocando duas fatias de pão em um prato.”

Terceira pessoa: “Ele está colocando duas fatias de pão em um prato.”

Repita o processo para todas as etapas da confecção de um sanduíche.

4 – Mudança de Ponto de vista

Ajude os alunos a entender como o ponto de vista muda uma história. Primeiro, leia ou conte a história tradicional de ‘Os Três Porquinhos’. Discuta com os alunos como a história mudaria se fosse contada em primeira pessoa por um dos porcos ou pelo lobo, em vez de ser contada em terceira pessoa.

O terceiro porco não saberia nada que aconteceu antes de seus irmãos chegarem, sem fôlego, à sua porta. Ele ficaria aliviado por poder ajudar seus irmãos? Irritado que eles levaram o lobo para sua casa? Orgulhoso que sua casa é a mais forte?

Após sua discussão, leia o texto “A Verdadeira História dos Três Porquinhos”, de Jon Scieszka, que relata a história do ponto de vista do lobo.

5 – Comparando Pontos de Vista

Outra maneira de ajudar os alunos a entender o ponto de vista é escolher um livro que conte a mesma história de vários pontos de vista.

Leia o livro. Em seguida, use um diagrama de Venn para comparar as diferenças e semelhanças dos eventos com base nos pontos de vista de dois ou mais personagens.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.