5 efeitos que pais perfeccionistas e rígidos são capazes de causar

A maneira como os pais criam seus filhos é capaz de refletir durante uma vida inteira. Na fase adulta, esses são os 5 efeitos que evocam grande dificuldade.

Você cresceu sob a influência de pais rígidos, controladores ou perfeccionistas? A atmosfera familiar era frequentemente tensa e limitada.

Você já se sentiu, frequentemente, restrito em relação a ser realmente você mesmo ou expressar suas emoções? Durante a infância, é natural e evidente que as crianças vivenciem algum grau de invalidação.

Em alguns casos, os pais podem ultrapassar limites ao serem discretos e perfeccionistas. Esses estilos parentais deixam marcas de firmeza.

Crescer em um lar onde há um número interminável de regras sobre o que é certo e errado, quer essas regras sejam comunicadas de forma explícita ou implícita, pode ser extremamente desgastante.

Se, durante a sua infância, você sempre sentiu que precisava andar na ponta dos pés, as consequências desse ambiente podem ter um impacto significativo na sua vida adulta.

5 efeitos da criação de pais perfeccionistas

Perfeccionismo

E, como se não bastasse, uma surpresa o aguarda: você tenderá a perpetuar o legado do perfeccionismo ao longo das gerações, a menos que opte por se comprometer com um novo caminho.

Dificuldade em expressar emoções

Um indicativo comum de ter sido criado por pais que valorizam a perfeição é a propensão a suprimir suas emoções.

Sejam sentimentos de tristeza, raiva, frustração, ciúmes ou qualquer outra emoção frequentemente estigmatizada como “negativa”, é provável que você enfrente desafios ao tentar vivenciá-las no seu dia a dia.

Isso não implica que essas emoções não existam em você. Na realidade, elas sempre estarão presentes, porém, acessá-las e lidar com elas pode ser uma tarefa árdua.

Não sabe receber críticas

Os perfeccionistas estão frequentemente imersos em um incessante diálogo interno autocrítico, como se houvesse alguém dentro de si sempre monitorando o que deve ser feito.

Quando, na vida adulta, alguém fornece um feedback crítico, especialmente se você cresceu com pais perfeccionistas, isso o convida a enfrentar desafios específicos.

Essa crítica pode evocar lembranças de seus pais e fazer com que você se sinta mais defensivo e tenso do que se tivesse crescido em um ambiente familiar amoroso e solidário.

Dificuldade em se relacionar

Participar de qualquer relacionamento íntimo é uma prática constante que permite a dissolução do ego, centrado na autoproteção, a fim de possibilitar uma aproximação sincera com outra pessoa.

A verdadeira realização em um relacionamento íntimo é encontrada ao estar com alguém que você ama, com confiança e respeito, e ao abrir mão do controle.

Se você teve pais perfeccionistas, a intimidação pode se tornar um desafio significativo.

Viver buscando a aprovação alheia.

Ao se esforçar incessantemente para cumprir os padrões específicos estabelecidos por seus pais, acaba trilhando um caminho de vida pautado pela busca constante de agradar aos outros.

Ao viver continuamente em função das expectativas alheias, você gradativamente mina seu próprio senso de identidade e acaba mergulhando em um sentimento generalizado de desconforto e insatisfação pessoal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.