5 formas de se conectar com seu filho pré-adolescente
A falta de conexão e entendimento dos pais com seus filhos pode prejudicar o desenvolvimento deles. Por isso, é importante se conectar com eles, principalmente na transição de fases.
Criar um filho não é uma tarefa fácil. Desde o primeiro momento, há muita preocupação e dores de cabeça para os pais. No entanto, é preciso entender que essa nova vida pode ser completamente diferente de você, e a mente dele funciona de outra forma.
Por isso, trouxemos 5 formas de você estabelecer e resgatar a conexão e confiança com o seu filho pré-adolescente para que você possa estar presente de forma saudável nessa fase tão importante.
Leia mais: Saúde Mental: Quais Hábitos Dos Pais Adoecem Os Adolescentes Mentalmente?
O desafio da pré-adolescência e o que fazer
A pré-adolescência é um momento de muita mudança para o seu filho. Nela, os hormônios estão começando a se alterar, assim como o corpo e até mesmo a forma de pensar passam por mudanças. Nesse momento, é muito importante que os pais estejam presentes. Para isso, é necessário entender que existem formas mais simples de estabelecer essa conexão, para que seja saudável nos dois lados:
Invista nas refeições em família
Insista e explique para seu filho ou filha a importância de se reunir em família, pois além de simbólico, este é um momento de confraternizar sobre os momentos do dia. Nesse momento, desligue a televisão e guarde os celulares para que seja o mais intenso possível.
Dar boa noite e bom dia
O fato de vocês serem as últimas pessoas que o seu filho vê ao ir se deitar e as primeiras quando ele levanta é algo especial, então tentem criar um laço através disso. Para melhorar a atenção, o receba e se despeça com abraços longos para que ele se sinta acolhido.
Mantenha o seu interesse
Entenda a importância dos fatos que ocorrem na vida do seu filho/filha. Para os pais pode ser uma bobagem, mas para os filhos, aquele pequeno momento pode ser muito maior. Com isso, é possível entender como a mente dele processa as informações e julgamentos, além de conhecer muito mais sobre o dia a dia dele.
Mude a sua comunicação
Pais que desejam fazer parte da vida dos seus filhos não podem agir como em uma ditadura. Assim, é necessário criar um vínculo igualitário. Com isso, você deixará de se comunicar como uma autoridade maior e passará a ser um amigo íntimo daquele pré-adolescente.
Demonstre afeto
Não fique distante do seu filho, pois com qualquer sinal de carinho ele passará a ficar desconfortável. Desta forma, lembre-se de reforçar a importância do afeto para que ele não se sinta envergonhado disso nos momentos em público.
Comentários estão fechados.