Saúde mental: Quais hábitos dos pais adoecem os adolescentes mentalmente?

O excesso de exposição nas redes sociais e a falta de contato pessoal são alguns dos fatores que atrapalham a saúde mental dos adolescentes.

A adolescência é uma fase com muitos desafios e mudanças que muitas vezes gera angústia e sofrimento. Esses fatores se tornaram muito mais intensos em nossos tempos, em que há tanta tecnologia e acesso à informação.

Nesse sentido, alguns pais se perguntam quais hábitos adoecem os adolescentes. Para responder essa questão, a seguir, confira alguns dos hábitos comuns nessa geração e que prejudicam a saúde mental dos adolescentes.

Leia Mais: Incentive adolescentes a se abrirem para a saúde mental com esse método.

Hábitos que geram adoecimento mental em adolescentes

A grande maioria dos adolescentes pratica os hábitos destacados a seguir, mas muitos deles não imaginam o quanto eles podem ser prejudiciais. Por isso, é de suma importância que os pais entendam os perigos que envolvem essa fase e tentar intervir da melhor maneira possível. Confira quais hábitos são esses:

Passar muito tempo nas redes sociais

Pode parecer um grande clichê dizer que as redes sociais prejudicam a saúde mental dos adolescentes, mas de fato o excesso de acesso a essas redes é muito prejudicial. Afinal, as redes representam uma vida de mentira, mas que por vezes se torna o principal foco dos adolescentes.

Isolar-se da família

Cada vez se torna mais raro os almoços e jantares em família, ou até mesmo as conversas despretensiosas entre pais e filhos. Porém, esse convívio é inegociável e ajuda muito a manter os adolescentes com saúde mental. Por outro lado, o isolamento pode levar a um adoecimento extremo.

Brigar pelas redes sociais

Infelizmente as redes se tornaram palco para discussões entre pessoas que sequer se conhecem por diversos motivos. Geralmente, acredita-se que essas discussões pela internet são bobas, mas, na verdade elas de fato podem gerar consequências para a saúde mental, em especial quanto a saúde de adolescentes.

Procrastinar

Por fim, temos um hábito que infelizmente está corroendo muitos dos adolescentes da nossa geração: a procrastinação. Cada vez mais os adolescentes desistem de correr atrás dos seus sonhos e em grande parte isso se deve à inércia diante os desafios da vida. Com isso, dizemos que é preciso incentivar essa geração e oferecer oportunidades para que ela cresça!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.