5 formas SIMPLES de desmascarar um manipulador
Veja como afastar esses indivíduos da sua vida com muita perspicácia e com sacadas inteligentes.
Conviver com um manipulador é um dos piores dissabores que alguém pode ter na vida. Esses indivíduos detestáveis fazem de tudo para conseguir o que querem através dos outros, sem se expor.
Para piorar a situação, muitas vezes os infames manipuladores estão dentro da própria família ou em locais imprescindíveis, como ambientes laborais, por exemplo.
Felizmente, você não é obrigado (e nem deveria) a ser influenciado por esse tipo de gente. É possível neutralizar a manipulação apenas expondo o indivíduo para que ele te deixe em paz.
Essa medida é necessária em situações complicadas, como quando o manipulador está dentro de casa ou no trabalho, conforme exemplificado acima.
Inclusive, caso a manipulação parta de desconhecidos ou pessoas das quais você pode se afastar, o faça sem peso na consciência. A convivência com os manipuladores costuma ser tóxica e extremamente nociva à saúde mental.
Dito isso, nos próximos tópicos elencamos cinco formas de identificar e expor um manipulador. Acredite, se você colocar essas táticas em prática, será deixado em paz!
1. Espelhe o manipulador
Quer deixar um manipulador “louco”? É só expor o tóxico ou tóxica espelhando seus atos. Noutras palavras, faça como um manipulador faria, pelo menos quando tiver que enfrentar esse tipo de gente.
Os manipuladores só logram êxito em cima daqueles que aceitam suas investidas de forma pacífica e inerte. Ou seja, se você se contrapor aos desmandos deles, ficará livre.
2. Exercite o silêncio
Sabe aquelas pessoas que usam o silêncio para conseguir o que querem? Pois bem, esses são os manipuladores mais clássicos que existem, pois usam o desconforto causado pelo silêncio como mudança de troca.
Para combater essas pessoas, devolva o silêncio, diminua a comunicação e se afaste emocional e intelectualmente delas. Em pouco tempo a armação vem a cabo!
3. Faça perguntas difíceis
Manipuladores são mentirosos, omissos e também costumam contar meias-verdades com certa frequência para conseguirem o que querem.
Frente a isso, ao fazer perguntas difíceis e detalhadas a essas pessoas, você as forçará a contar a verdade. Afinal, quando tentarem explicar os detalhes de uma história podem acabar se atrapalhando e acusando a si próprios.
(Imagem: divulgação)
4. Imponha limites e defenda as suas posições
Um dos alvos prediletos dos manipuladores são as pessoas excessivamente brandas e compassivas, que não conseguem se impor. Esses indivíduos podem realizar suas vontades sem muita resistência.
Portanto, identifique os seus limites e os defenda de forma apaixonada. Se a resposta for não, sustente isso com garra. Não ceda aos manipuladores!
5. Tenha fé em si mesmo
Da mesma forma que os brandos e compassivos, as pessoas sem identidade ou autoconfiança são presas fáceis para os manipuladores.
Esse tipo de gente geralmente não sabe no que acredita, não tem opiniões fixas e vive duvidando de suas próprias capacidades. Ao perceber isso, os perspicazes manipuladores enxergam possibilidades de usar essas pessoas.
O antídoto para isso é desenvolver autoconfiança e uma forte autoestima. Se você descobrir o seu valor ninguém poderá te dizer o que fazer ou não!
Comentários estão fechados.