Inovação na aviação: X-59, avião supersônico silencioso da Nasa, será lançado em breve

A Nasa quer revolucionar a aviação com o lançamento da aeronave supersônica X-59, que combina design único, velocidade extrema e um silêncio surpreendente.

Inovação e progresso são as características da aviação desde os primeiros projetos de aeronaves feitos por Santos Dumont e os Irmãos Wright.

Os voos comerciais já contam com tecnologias incríveis, mas agora o sonho de viajar em aviões supersônicos silenciosos ficou mais perto da realidade com o desenvolvimento do Lockheed Martin X-59.

Projetado pela Nasa, o X-59 foi criado no programa QueSST para ser a aeronave mais silenciosa do mundo. Caso você não saiba, os aviões supersônicos são conhecidos pelo estrondo que produzem quando voam.

Um ótimo exemplo é o avião supersônico Concorde, produzido a partir de 1965. O veículo viajava de Nova York a Londres em três horas e meia, o que surpreendeu a todos.

No entanto, a sua passagem pela cidade provocou estragos estruturais e assustou a população devido ao barulho que ultrapassa a barreira do som. Por conta disso, a Nasa iniciou o projeto para abafar os ruídos dos aviões supersônicos.

A criação do X-59 começou a sair do papel para que ele seja “significativamente mais silencioso do que o Concorde ou qualquer outra aeronave supersônica que existe hoje”, afirmou Craig Nickol, conselheiro sênior da Nasa.

No site oficial, a Lockheed Martin, empresa que atua no projeto, reforçou que a missão do novo avião está sendo feita para resolver “um dos desafios mais persistentes do voo supersônico: o estrondo sônico”.

(Imagem: Lockheed Martin/Reprodução)

O desafio do avião supersônico silencioso

De acordo com a equipe, o Lockheed Martin X-59 vai testar o novo design da aeronave para obter dados usados pela Nasa a fim de “estabelecer um padrão de ruído supersônico comercial aceitável para suspender a proibição de viagens supersônicas comerciais por terra”.

Tal medida é necessária, pois após os episódios desastrosos dos aviões supersônicos, o Congresso norte-americano proibiu a circulação desse tipo de voo por terra firme a partir de 1971, decisão adotada por outras nações.

Por isso, o Concorde tinha limite de velocidade para voar em áreas habitadas e, mesmo assim, a aeronave parou de operar em 2003.

(Imagem: Lockheed Martin/Garry Tice/Reprodução)

Agora, a agência espacial trabalha para alterar a regulamentação dos aviões supersônicos, por meio do projeto experimental do X-59, um programa que já investiu mais de US$ 200 milhões no contrato com a Lockheed Martin.

O novo modelo tem cerca de 30,5 metros de comprimento, sendo que um diferencial está na parte da frente do avião, que representa quase um terço do tamanho.

A expectativa da equipe aeronáutica é que a aeronave seja tão silenciosa que mude os rumos da legislação, pois as pessoas não vão perceber o estrondo do veículo supersônico que será muito baixo, como explicou Craig Nickol.

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