5 frutas congeladas que diabéticos ‘podem’ incluir na dieta semanalmente
Existem algumas frutas que, quando estão maduras e são congeladas, podem ser tornar boas opções para entrar na dieta de diabéticos. Descubra quais são!
Como todos sabem, conviver com o diabetes não é tão simples. Essa doença crônica exige, principalmente, uma alimentação regrada e pobre em açúcar.
Nesse sentido, os diabéticos acabam ficando relativamente sem opções de comidas que sejam saborosas e saudáveis ao mesmo tempo, tendo que recorrer a uma alimentação “sem graça” na maioria das vezes.
Mas, e se nós dissermos que existem algumas frutas deliciosas que não apenas podem, mas devem ser consumidas por diabéticos pelo menos uma vez na semana?
Nos próximos tópicos falamos desse assunto e apontamos essas 5 frutas, que devem ser congeladas e consumidas pelos portadores desse distúrbio endocrinológico semanalmente. Confira!
Mas, diabéticos podem mesmo comer frutas?
Sim, portadores de diabetes podem consumir frutas sem nenhum problema, desde que de forma moderada.
Isso porque a maioria das frutas possuem pelo menos um tipo de açúcar, a frutose, além de variedades de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue.
Contudo, algumas variedades de frutas, como as que apresentamos a seguir, possuem baixos níveis de açúcar e carboidratos, ao passo que concentram grandes quantidades de fibras alimentares.
As fibras são poderosas aliadas para os diabéticos, uma vez que ajudam a combater o acúmulo de açúcar na corrente sanguínea.
Portanto, consumindo as frutas certas e do jeito certo, qualquer diabético estará, na verdade, lutando para controlar essa doença que pode ganhar contornos de gravidade.
5 frutas que os diabéticos devem consumir congeladas toda semana
Sem mais delongas, confira na lista abaixo 5 frutas indicadas para o consumo de portadores de diabetes:
- Morango: apesar de ter um gosto açucarado, o morango tem um baixo teor de açúcar, além de ser rico em vitamina C e antioxidantes naturais, o que também ajuda na luta contra a diabetes;
- Framboesa: a framboesa é uma fruta conhecida pelo seu alto teor de fibras alimentares, sendo uma ótima aliada para quem quer manter a diabetes controlada;
- Mirtilo: além de ter uma série de vitaminas e minerais em sua composição, o mirtilo também é uma boa fonte natural de fibras, o que forma o combo perfeito de combate ao acúmulo de açúcar no sangue;
- Cereja: estima-se que a cada 14 g de cereja, 2 g seja somente de fibras solúveis, o que é mais que satisfatório para uma dieta anti-diabetes;
- Abacate: rico em vitamina E, potássio e magnésio, o abacate é também uma incrível fonte de gorduras boas, o que o coloca na linha de frente de combate a problemas endocrinológicos, como é o caso da diabetes.
Como incluir esses frutos na dieta?
Os diabéticos podem consumir as frutas citadas acima das seguintes formas:
- Fazendo vitaminas, smoothies e shakes;
- Preparando saladas de fruta;
- Incluindo algumas ou todas as frutas em saladas agridoces;
- Comendo os frutos in natura individualmente.
Vale destacar que, como citamos na lista, as frutas podem ser consumidas sozinhas ou todas juntas de uma vez, sem problema algum. Entretanto, é necessário moderação no consumo.
Para gerar algum impacto positivo na saúde do diabético, esses frutos precisam ser ingeridos pelo menos uma vez por semana, como repetimos ao longo do texto. Porém, podem ser consumidos por até 3 dias ao longo da semana, idealmente.
Por fim, devemos informar que a recomendação de comer os frutos congelados parte do princípio de que, ao estarem congelados, esses alimentos têm os seus nutrientes preservados por mais tempo, mantendo assim as suas propriedades medicinais.
Comentários estão fechados.