5 hábitos 'inofensivos' que podem estar DESTRUINDO a sua saúde mental
Algumas práticas cotidianas podem impactar negativamente o nosso lado psicológico. Veja quais!
Os hábitos são “rotinas automáticas” que governam vários aspectos de nossa vida diária, muitas vezes sem que nem mesmo os percebamos.
Enquanto alguns hábitos ajudam a manter nossa sanidade (pense na sua sagrada xícara de café pela manhã), outros podem ser sorrateiros vilões da saúde mental.
E por falar nisso, elencamos abaixo cinco hábitos que podem estar prejudicando sua paz de espírito sem que você se dê conta. Descubra-os!
1. Superconexão digital
No mundo atual, estar online 24/7 é quase uma norma. Checamos nossos telefones assim que acordamos, trabalhamos em nossos laptops e relaxamos navegando pelas redes sociais ou assistindo a transmissões ao vivo.
Contudo, essa constante estimulação digital pode aumentar os níveis de ansiedade e contribuir para o estresse. A solução? Tente implementar “detox digitais” regulares, desconectando-se por algumas horas ou até mesmo um dia inteiro. Seu cérebro agradecerá pelo descanso.
2. Dormir mal e em horários irregulares
Quem nunca sacrificou algumas horas de sono para “maratonar” a série favorita? Embora pareça inofensivo, privar-se de um sono de qualidade tem efeitos nefastos sobre a saúde mental.
A privação do sono afeta tudo, desde o seu humor até a sua capacidade de tomar decisões, podendo até levar à depressão. Tente manter uma rotina de sono regular e verá melhorias na sua saúde mental.
3. Pular refeições ou ter uma alimentação desequilibrada
É tentador pular refeições ou comer alimentos processados, especialmente quando estamos ocupados. No entanto, nosso cérebro precisa de combustível de qualidade para funcionar bem.
Alimentos ricos em açúcares e gorduras trans podem causar picos de humor e energia, seguidos por quedas abruptas. Priorizar uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais e proteínas magras, pode ter um impacto positivo surpreendente na sua saúde mental.
4. Perfeccionismo
Atingir a perfeição é uma meta nobre, certo? Bem, não exatamente. Estabelecer padrões inatingíveis pode levar a sentimentos de frustração e inadequação. O perfeccionismo também contribui para a procrastinação, pois a pressão para fazer tudo ‘perfeitamente’ pode ser paralisante.
Aprender a aceitar a imperfeição, celebrar pequenas vitórias e abraçar falhas como oportunidades de aprendizado pode libertar você dessa armadilha mental.
5. Falta de tempo ao ar livre
Pode parecer clichê, mas passar tempo na natureza é um tônico para a alma. Estar constantemente em ambientes fechados, especialmente em áreas urbanas, pode privar-nos dos benefícios revitalizantes do mundo natural.
A luz solar, o ar fresco e até mesmo o simples ato de caminhar em uma área verde podem reduzir o estresse, a ansiedade e combater a depressão. Tente fazer pausas regulares ao ar livre, mesmo que seja apenas um curto passeio no parque.
Faça uma analise dos seus comportamentos
Reavaliar esses hábitos comuns pode não ser fácil no início, mas reconhecê-los é o primeiro passo. Fazer mudanças conscientes pode levar algum tempo, mas a recompensa – uma mente mais feliz e mais saudável – vale totalmente a pena.
Lembre-se de que a chave não é a privação, mas sim encontrar um equilíbrio que funcione para você. Então, da próxima vez que se encontrar preso em um desses padrões, respire fundo, lembre-se destas dicas e saiba que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!
Comentários estão fechados.