5 hábitos que parecem saudáveis, mas não são
Algumas medidas no dia a dia são tomadas sem acompanhamento e costumam muitas vezes prejudicar a saúde das pessoas.
Hábitos saudáveis são essenciais para obter uma melhor qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas ainda agem de forma equivocada e mantêm atitudes que parecem benéficas para a saúde, mas, na prática, são prejudiciais.
Quando o assunto são hábitos saudáveis, é essencial se orientar com um especialista, seja médico, nutricionista ou educador físico. A seguir, confira cinco atos que devemos evitar para manter a saúde em ordem.
5 hábitos que parecem saudáveis, mas não são
1. Muita água no corpo
A ideia de que se precisa beber muita água todos os dias surge como uma verdade absoluta, mas não é. O excesso de água no organismo também cria problemas e está longe de ser uma atitude saudável.
Na prática, beber mais água que o essencial causa hiponatremia, ou seja, os níveis de sódio no sangue desabam de forma perigosa.
O correto é beber água quando sente sede, sem exageros. Contudo, é necessário consumir o líquido diariamente, até pelo bom funcionamento dos rins.
2. Suplementos vitamínicos em excesso
Os suplementos vitamínicos são importantes para a saúde e bem-estar das pessoas, pois contêm itens como vitaminas A e D, que ajudam o organismo. Entretanto, o excesso desses produtos costuma ser prejudicial.
Nesse caso, o melhor cenário, antes de tomar uma vitamina, é consultar um especialista. Mesmo sendo um suplemento, é preciso encaminhamento profissional.
3. Eliminação de carboidratos da dieta
A cultura da dieta ‘lowcarb’ faz com que muitos deixem de consumir produtos que contenham carboidratos, acreditando que terão uma vida mais saudável. Embora o excesso do produto possa ser prejudicial, não se deve abdicar totalmente.
Até porque carboidratos são os principais fornecedores de energia para o corpo e o cérebro, e a falta deles gera cansaço e até mesmo mau humor.
4. Corte de gorduras
Assim como os carboidratos, as gorduras também são importantes para o organismo, porém, muitos entendem que o corte total dessa proteína é benéfico. Contudo, há gorduras boas que não podem ser totalmente descartadas.
Por exemplo, produtos como nozes e azeite de oliva, além do abacate, possuem gorduras boas e são importantes para o organismo.
5. Protetor solar apenas em dias de sol
As pessoas acreditam que usar o protetor solar é algo essencial apenas nos dias de sol extremo. No entanto, é necessário aplicar o produto mesmo em dias nublados.
Inclusive, para ter uma pele saudável, o ideal é também usar o protetor solar em ambientes fechados e com janelas, por conta dos raios UV que entram por elas.
Comentários estão fechados.