5 motivos do refrigerante ser o vilão da nossa saúde
Nem mesmo as versões diet são benéficas para o organismo.
Os refrigerantes estão sempre na lista dos alimentos não indicados pelos nutricionistas, pelo seu alto teor de açúcar e outras substâncias que são prejudiciais à saúde do corpo.
Muitos acreditam que somente a quantidade exorbitante de açúcar é a vilã, contudo, até o refrigerante diet pode conter substâncias que provocam sérios problemas à saúde. Leia o artigo e saiba mais sobre o refrigerante diet e alguns motivos para diminuir o consumo de refrigerantes.
Veja mais em: Preserve o gás do seu refrigerante por mais tempo; Saiba como
Refrigerantes diet
Quem acha que o açúcar é o grande vilão dos refrigerantes, e por isso prefere as versões diet, está se enganando. Embora não tenham açúcar, os refrigerantes diet podem ter tantas calorias quanto os normais. Isso porque eles contém aditivos químicos para dar o sabor doce, além de componentes como o sódio, metanol e sacarose, que são extremamente prejudiciais à saúde e podem influenciar no desenvolvimento ou piora da diabetes.
Por que eliminar o refrigerante?
- Enfraquece os ossos e os dentes
Por conter altas taxas de ácido fosfórico, o refrigerante pode prejudicar a absorção de cálcio. Assim, é capaz de reduzir a massa óssea e provocar doenças como a osteoporose. Ademais, sua acidez pode estragar o esmalte dos dentes e a saúde da boca.
- Desregular o sono
Por possuir alta concentração de cafeína, o refrigerante pode interferir no seu sono. Assim, evite beber próximo à hora de dormir, pois pode provocar insônia e outras complicações no sono.
- Aumento do risco de câncer
As substâncias químicas dos refrigerantes podem causar processos inflamatórios e aumentar o risco de contrair doenças crônicas e as chances de desenvolver diversos tipos de câncer. Assim, é importante evitar sempre essa bebida.
- Pedra nos rins
Por conta da acidez do refrigerante, o corpo precisa utilizar o cálcio armazenado para controlar o pH. Nesse contexto, para eliminar o cálcio, os rins precisam aumentar o processo de filtração. Contudo, o acúmulo do cálcio pode provocar pedra dos rins.
- Aumento do peso
Pelo seu alto teor de açúcar, o refrigerante pode provocar o aumento da glicose no sangue e diminuir a ação da insulina no organismo. Além disso, ao tomar uma lata de refrigerante, a tendência é de aumentar o nível da fome, levando o indivíduo a comer mais.
Comentários estão fechados.