5 óleos saudáveis para adicionar à sua dieta se tiver colesterol alto

O colesterol é um componente que está presente em diversos alimentos, mas que, em excesso, pode trazer prejuízos para sua saúde. Veja agora como reduzir seu consumo na dieta.

O colesterol é uma forma de gordura do sangue, que auxilia na produção de bile, vitamina D, membranas celulares e hormônios esteroides. O fígado é o órgão responsável por produzir todo o colesterol necessário ao corpo. O colesterol é encontrado em alimentos de origem animal, já alimentos ricos em gorduras saturadas e trans estimulam a alta produção do colesterol ruim. O problema é que altos níveis desse tipo de gordura trazem malefícios à saúde, como obesidade e diabetes. Por isso, preparamos uma lista de 5 óleos saudáveis para pessoas com problemas de colesterol alto.

Óleos saudáveis para incluir na sua dieta

  • Óleo de gergelim

            Esse óleo, que, apesar de ter um ponto de fumaça menor que o da maioria dos óleos, é livre de colesterol. Além disso, possui um teor equilibrado de gordura, com cerca de 5 g de gordura monoinsaturada e 2 g de gordura saturada por colher de sopa. O óleo de gergelim é utilizado principalmente para refogar vegetais ou em saladas, mas tome cuidado ao adicionar, devido ao seu forte sabor adocicado.

  • Óleo de amendoim

            Produzido a partir das sementes de amendoim, esse é um óleo de cozinha de alta temperatura. Já que possui um alto ponto de fumaça, o óleo de amendoim é uma ótima opção para grelhar e assar legumes e carnes. A maior parte dos nutrientes é preservada no óleo cru ou prensado a frio, mas esse óleo não é ideal para fritar, pois pode aumentar o nível de colesterol e anular seus benefícios.

  • Óleo de azeite

            Sem dúvidas, o mais famoso da lista, o óleo de azeite extravirgem não possui colesterol, sendo a forma menos processada e uma das opções mais saudáveis. Embora esse azeite não possua propriedades anti-inflamatórias, é bastante nutritivo e possui gorduras monoinsaturadas. Seu melhor uso é para cozimento em fogo leve, saladas ou massas, já que não possui uma temperatura de fumaça alta.

  • Óleo de semente de chia

            Esse óleo, que apresenta cor dourada, é rico no ácido alfa-linolênico, que contribui na produção de ômega 3, uma fonte de gordura boa para o coração. Seu uso ideal é em refogados leves, massas e saladas, por possuir um alto ponto de fumaça e sabor suave.

  • Óleo de abacate

            O óleo de abacate, feito a partir da polpa prensada da fruta, possui um excelente sabor e aguenta altas temperaturas. É o óleo com maior concentração de gorduras monoinsaturadas, com benefícios anti-inflamatórios, antioxidantes e para o coração. Em sua composição, há a luteína, antioxidante importante para a saúde dos olhos e que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.