5 palavras difíceis que você já ouviu, mas nem imagina o que significam
Descubra cinco palavras difíceis que pouquíssimas pessoas conhecem realmente os seus significados. Faça o teste e saiba se você é uma delas.
Ampliar o vocabulário é sempre uma opção interessante para os curiosos que buscam por palavras que consigam expressar uma ideia mais específica. Seria você um craque neste estilo?
Veja também: Você fala ‘cedilha’ ou ‘cê-cedilha’? Língua Portuguesa explica o jeito certo
Algumas das palavras abaixo talvez não sejam estranhas para os nossos ouvidos. No entanto, são poucos aqueles que realmente conhecem suas definições. Preparado?
1- Prolixo é uma das palavras difíceis
Quem olha por cima talvez ache que o significado está de alguma forma relacionado com lixo. Não é bem por aí. Conforme o site dicio.com.br, algumas definições deste adjetivo são:
“Que usa palavras em excesso; que fala ou escreve usando mais palavras do que o necessário.”
“Não consegue resumir uma ideia nem encurtar um pensamento.”
“Se perde em explicações supérfluas.”
Além disso, uma pessoa prolixa também pode ser percebida como alguém entediante. Portanto, ciente das definições, dá para perceber que não é muito legal ser chamado assim.
2 – Idôneo
Você é Idôneo? Assim como o primeiro item, também se trata de um adjetivo. Uma pessoa idônea é aquela que demonstra capacidade e aptidão para estar ocupando certos cargos. Em outras palavras, trata-se de alguém adequado para ocupar uma determinada função. Desse modo, se alguém disser que você é assim, saiba que foi um elogio.
3 – Perfunctório
Este adjetivo pode ser mais importante para alguns contextos do que realmente aparenta.
Consoante o Dicionário Priberam, perfunctório é aquilo “que se faz só por se dizer que se fez, por rotina, e não por necessidade, interesse ou com algum fim útil’. Assim sendo, podemos dizer que uma reunião ou exame foi perfunctório.
4 – Sobranceiro
Segundo o Oxford Languages, sobranceiro refere-se a algo que está em uma condição superior a outra coisa, ou seja, algo proeminente.
Quando falamos de pessoas, chamar alguém de sobranceiro é o mesmo que dizer que ela é orgulhosa ou arrogante.
5 – Pernóstico é mais uma das palavras complicadas
Entre os significados de ‘pernóstico’, um se destaca pela sua particularidade: ‘Quem usa termos incomuns, geralmente sem os conhecer, para aparentar uma cultura que não possui’, conforme definição do site Dicio.
Este termo também pode ser usado para descrever alguém que é excessivamente confiante em suas próprias qualidades, demonstrando uma espécie de orgulho pretensioso.
Comentários estão fechados.