5 plantas que espantam de vez o mosquito da dengue
Aposte nestas espécies de plantas e proteja-se contra o Aedes aegypti.
O Brasil teve um aumento de 445% na quantidade de casos de dengue entre março de 2023 e março de 2024, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Desta maneira, o combate ao Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença, tornou-se uma prioridade em todas as frentes.
Atualmente, uma das medidas consideradas eficazes para combater a dengue é o uso de plantas aromáticas, que servem como repelentes ao mosquito e ajudam a minimizar os problemas e não têm nenhum efeito colateral.
Além disso, tornam-se uma alternativa natural para combater o problema de saúde pública, até porque não se usam produtos químicos no meio ambiente. A seguir, veja cinco tipos de plantas para combater o mosquito.
5 plantas que repelem o mosquito da dengue
Erva-cidreira
A erva-cidreira contém óleos essenciais como o geraniol, neral e citral, que ajudam a repelir os mosquitos. Outro ponto importante é que ela costuma atrair muitas abelhas e ajuda na polinização do jardim, além de combater a dengue.
Manjericão é o terror do mosquito da dengue
O manjericão possui citronelol, linalol e eugenol, importantes componentes anti-inflamatórios e é frequentemente utilizado na culinária.
No entanto, também tem o poder de repelir mosquitos, por conta do aroma que exala e que afasta os transmissores da dengue.
Lavanda
Assim como o manjericão, a lavanda conta com linalol e, por isso, é mais uma opção para combater a presença do mosquito da dengue.
Como é uma planta usada na aromaterapia, o cheiro dela faz com que o Aedes se afaste de onde ela fica, por conta desse odor.
Sálvia afasta o Aedes aegypti
Mais um exemplar rico em óleos essenciais, a sálvia pode ser um ingrediente e ferramenta importante para o combate do mosquito transmissor da dengue.
A sálvia possui borneol, tujona e cineol, três óleos essenciais que ajudam a impedir a presença dos mosquitos.
Citronela
Por fim, temos a citronela, sempre muito usada como repelente de mosquitos. Neste caso, o cheiro do produto afasta o mosquito transmissor da dengue.
Normalmente, usa-se também a essência desta planta para sprays ou velas, que proporcionam um cheiro desagradável aos agentes transmissores.
Comentários estão fechados.