5 plantas que não podem faltar na sua horta medicinal
Plantas são importantes complementos para certos tratamentos, embora não possam substituir o atendimento médico especializado.
Quando se fala em horta medicinal, já se pensa em plantas que podem curar doenças ou minimizar alguns problemas. Mas, independentemente da eficácia exata de todas elas, algumas não podem ficar de fora quando se trata do assunto.
Afinal de contas, na horta medicinal, algumas plantas possuem funções específicas e não devem ser esquecidas ou ignoradas. Além disso, também servem para enfeitar e enriquecer o visual de sua casa.
A seguir, confira cinco dicas que vão enriquecer o seu jardim. Mas, não se esqueça: nunca deixe de consultar um médico quando sentir sintomas de determinadas doenças.
1. Horta medicinal combina com lavanda
Primeiramente, vamos citar a lavanda, um item dos mais procurados quando se fala em horta medicinal. Entre outras coisas, o óleo de lavanda é um importante meio para aliviar o estresse.
Inclusive, com seu efeito relaxante, pode ajudar a pegar no sono com mais facilidade e até mesmo aliviar uma dor de cabeça.
2. Manjericão
Essa planta é muito usada e indicada para melhorar a digestão das pessoas. Em alguns casos, o manjericão ajuda até mesmo a aumentar a resistência e o sistema imunológico.
Inclusive, muita gente indica o manjericão para aliviar também o estresse e a ansiedade. Além disso, é um produto que ajuda a prevenir o colesterol alto.
3. Camomila
Essa planta é ainda mais famosa quando se fala em reduzir o estresse, principalmente quando se oferece a opção do famoso chá de camomila.
Em alguns casos, a camomila pode aliviar dor no estômago e, também, servir de anti-inflamatório. Mas é sempre válido ressaltar que não pode substituir um remédio indicado por um médico especialista.
4. Hortelã
Plantas que não podem faltar em sua horta medicinal. Fotos: Pixabay
Neste caso, é uma planta que, além de ter um chá saboroso, tem importante efeito para minimizar os efeitos de picadas de insetos.
Além disso, ajuda a combater a indigestão e até alivia a dor de cabeça, quando esta é causada por tensão.
Por fim, a hortelã pode até mesmo melhorar a respiração das pessoas, garantindo um bem-estar mais adequado. Então, é uma planta que não pode ficar de fora da sua horta medicinal.
5. Babosa
Por fim, temos a babosa, uma planta suculenta que muitas pessoas usam para aliviar os efeitos de queimaduras. Tudo por conta de seu gel, que tem poder regenerativo e calmante, resolvendo até cortes e picadas de insetos.
Logo, essas cinco dicas nunca podem ficar de fora de sua horta medicinal. Além disso, podem servir para garantir um ambiente mais relaxante no seu jardim.
Comentários estão fechados.