A solução natural para um lar livre de pulgas e carrapatos: 3 plantas essenciais no seu quintal

As pulgas e os carrapatos se apresentam como parasitas que sugam a vitalidade de gatos, cachorros e vegetais, mas as plantas podem afastá-los.

Primeiramente, pulgas e carrapatos se alimentam do sangue de animais e de humanos. Sendo assim, causam coceira, alergia, anemia e transmitir doenças graves, como a peste bubônica, a febre maculosa e a doença de Lyme.

Veja também: Cuidado como você usa o saleiro: risco da diabetes tipo 2 pode aumentar

Desse modo, uma forma natural e ecológica de mantê-los distantes é usar plantas que têm propriedades repelentes. Ou seja, que liberam substâncias aromáticas que incomodam insetos e aracnídeos que preferem se manter afastados da vegetação.

Melhores plantas para se livrar de carrapatos e pulgas

Lavanda

Descubra quais são as plantas mais usadas para afastar pulgas do jardim
Foto: Mouse23 / Pixabay

A lavanda é uma planta conhecida por seu aroma agradável e relaxante, concentrando linalol, um composto que afeta o sistema nervoso do parasita. Dito isso, arranjos, essências aromáticas e mudas facilitam o controle de pragas.

Por outro lado, vale ressaltar que cães e gatos costumam apresentar alergia ao ingerir ou encostar nas folhagens. Por esse motivo, deixe o vaso em um local bem alto ou procure opções seguras, priorizando o bem-estar da família.

Alecrim

Descubra quais são as plantas mais usadas para afastar pulgas do jardim
Foto: GPimages / Canva Pro

Em segundo lugar, o alecrim também é aromático e medicinal, que se aplica a dicas culinárias, de saúde e beleza. Quanto aos felinos, trata-se de um componente tóxico, e o seu acesso deve ser dificultado, dado o risco de intoxicação.

Além de ser resistente, tem se tornado uma excelente alternativa para jardineiros iniciantes que têm mini-horta em casa. Afinal, é a garantia de tempero fresco toda hora e menos insetos incomodando durante os períodos da primavera e do verão.

Hortelã

Foto: Portogas-D-ACe / Getty Images

Por último, a hortelã é caracterizada pela refrescância, enquanto estimula o metabolismo humano. Contudo, o aroma mentolado desperta irritação em pulgas, que não se sentem bem na presença de notas aromáticas frescas.

Logo, seja em jardins ou vasos, busque cultivar hortelãs, que auxiliam na digestão em receitas de chás e sucos. Portanto, aproveite as possibilidades das plantas que mantêm pulgas e carrapatos afastados da sua casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.