5 raças de cachorro PERFEITAS para tutores alérgicos
Geralmente, as pessoas têm alergia aos pelos e à saliva dos cães. Com essas raças, isso não é um problema!
Já se viu pensando em adquirir um cãozinho, mas no meio da negociação percebeu que era alérgico ao animal? Pois é, isso não é uma exclusividade.
Muitos tutores sofrem com coceiras nos olhos, coriza, erupções cutâneas, vermelhidão na pele e os clássicos espirros apenas por se aproximarem de seus amados amiguinhos.
Nesse sentido, a solução é investigar quais raças são alérgicas e quais são hipoalergênicas antes mesmo de escolher um animal de companhia.
Com o intuito de ajudar pessoas que estejam enfrentando esse dilema, escrevemos este artigo especial. Nos próximos tópicos, você confere 5 raças de cachorro que, de acordo com especialistas, não geram nenhum tipo de alergia em seus tutores. Veja!
1. Basenji
(Imagem: Bublikhaus/Freepik/reprodução)
Conhecido por não latir muito, o Basenji é também um cão indicado para quem tem alergia, sobretudo a pelos.
Esse cãozinho de origem asiática, que à primeira vista parece ser uma espécie de Pinscher, praticamente não solta pelos, o que facilita inclusive sua higienização.
Ademais, o Basenji é bastante animado, leal e dócil, fatores que também facilitam o convívio com humanos.
2. Cão D’água Português
(Imagem: Wirestock/Freepik/reprodução)
Leal, obediente e brincalhão, o Cão D’água Português, ou “Cão de Água Português”, como chamam nossos primos de Portugal, é outra raça “hipoalergênica”.
Apesar de serem bastante peludos, esses cães não soltam pelos com facilidade, o que evita que seus donos tenham crises de espirro e coriza, por exemplo.
Originalmente usados como assistentes em pescarias (daí a origem do seu nome), esses cães se tornaram grandes parceiros dos humanos, sendo extremamente sociáveis.
3. Maltês
(Imagem: Freepik/reprodução)
Os pequeninos e adoráveis Maltês são, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, cães recomendados para quem tem alergia a pelos, fungos e outros vetores.
O segredo desses animais é o fato de seus pelos não caírem como nas outras raças. Em vez disso, os fios crescem continuamente e precisam ser aparados.
Esse fator evita o surgimento de caspa e microorganismos oportunistas que geram a alergia. Com isso, fica fácil curtir a animação desses peludinhos!
4. Poodle
(Imagem: Master1305/Freepik/reprodução)
Figurando como uma das raças de cachorro mais famosas do mundo, os Poodles são também hipoalergênicos.
Apesar das variedades Padrão, Miniatura e Toy apresentarem muitos pelos, essa raça não costuma soltar muitos pelos e não é propensa à infestação de microorganismos causadores de alergia.
Você é alérgico e está à procura de um cãozinho sociável que possa ser treinado com facilidade? Adote um Poodle!
5. Terrier Escocês
(Imagem: Freepik/reprodução)
Para finalizar, temos mais uma estrela do mundo pet: o Terrier Escocês.
Ávidos caçadores, esses animais dóceis são conhecidos por sua vasta pelagem, que, apesar de tudo, não se desprende muito facilmente. Isso evita reações alérgicas e adversas nos tutores que escolhem criar um desses “carinhas”.
Comentários estão fechados.