5 sobrenomes confirmam: seu DNA tem origem no Império Romano!

Gosta de história? Saiba se o seu sobrenome está de alguma forma relacionado ao Império Romano e como isso pode acontecer.

Todos os sobrenomes contam uma história. Por vezes, nem sempre as origens são conhecidas. Muitas pessoas podem carregar sobrenomes consagrados e não ter ideia de toda a história por trás dele.

Um exemplo disso são aqueles que podem estar relacionados de alguma forma ao Império Romano. Será o seu? Veja se o seu sobrenome está na lista.

Se o seu sobrenome é um destes, talvez sua origem esteja relacionada ao Império Romano

Antes de mais nada, um breve contexto. O Império Romano iniciou em 27 a.C., com a coroação de Otávio como imperador de Roma. No ano de 476 d.C, ele teve seu fim até o último imperador Rômulo Augusto ser destituído de sua posição. Em especial, o Império Romano conseguiu expandir-se em diversos territórios na Europa, África e Ásia.

Além disso, ele moldou sistemas legais e sociais que podem ser percebidos até os dias atuais.

1. Ribeiro

Primeiramente, temos Ribeiro. Originário do latim “riparius”, que significa “ribeirinho” ou ”da margem do rio”, este sobrenome pode ter sido uma forma de apontar aqueles que viviam na vizinhança de rios na Roma Antiga.

2. Macedo

Por sua vez, este sobrenome é originário do latim “Macedo”. O uso deste sobrenome pode ter sido uma forma de demonstrar que alguém é de origem macedônica, uma região que já foi parte do Império Romano.

3. Silva

Um dos mais sobrenomes mais populares do Brasil, ele também é de origem latina, significando “floresta ou selva”. Sobretudo, durante o período da Roma Antiga, era uma palavra usada para se referir a florestas.

4. Aquino

Aquino, no que lhe diz respeito, é um sobrenome toponímico, com origem na localidade de Aquino, província de Frosinone, no Lácio. Além disso, Aquino está localizada na região central da Itália.

5. Correia

Por fim, há também o exemplo de Correia. Derivado do latim “corrigia”, cujo significado é “tira de couro”, este sobrenome talvez tenha sido originado mediante um termo usado na Roma Antiga para descrever a peça de vestuário.

Se você ficou curioso, faça um exame de ancestralidade

A ancestralidade é algo que desperta curiosidade em todos nós. Somos o resultado de todos os nossos antepassados e pode-se haver um desejo de mergulhar na história da família. Desse modo, para sanar dúvidas relacionadas com suas origens, recomenda-se o exame de ancestralidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.