6 Doenças causadas pela falta de ferro

Acha que está com falta de ferro no organismo? O elemento não é produzido pelo corpo, mas absorvido de alimentos como carne vermelha e folhas verde-escuras. Veja doenças causadas pela falta de ferro no sangue.

0

O ferro desempenha um papel fundamental no nosso corpo, ele é importante para a formação de células e ajuda no transporte de oxigênio. Assim, quando existe a carência de ferro, a pessoa apresenta cansaço, fraqueza, falta de energia e dificuldade de concentração.

Quais alimentos são ricos em ferro?

O ferro pode ser encontrado em carnes vermelhas e folhas ou verduras verde-escuras.

Algumas doenças graves podem surgir pela falta de ferro no sangue:

1 – Anemia Ferropriva

A doença gera pele pálida, cansaço, falta de energia (letargia), dores de cabeça e dificuldade de concentração.  Além disso,as unhas podem ficar mais quebradiças, e a pessoa pode sentir dor na língua, falta de ar, palpitações cardíacas, coceira e sabor da comida alterado.

2 – Síndrome das pernas inquietas (SPI)

A síndrome causa um desejo irresistível de mover as pernas principalmente durante a noite. Causa sensações de dor e coceira nas pernas e dificuldade em adormecer.   É comumente associada a diabetes, doença renal crônica, artrite reumatóide e problemas na tireoide e falta de ferro no corpo.

3 – Aftas

Feridas na boca também são indicativo de carência de ferro no organismo.

4- Zumbido e perda auditiva

Pessoas com falta de ferro no sangue costumam ouvir zumbidos nos ouvidos e escutar ruídos na cabeça.  

5 – Perda de cabelo

A queda de cabelo excessiva durante o banho e ao escovar o cabelo pode apontar a falta de ferro no corpo. Além disso o cabelo do topo da cabeça assume uma aparência mais transparente, os fios em geral podem ficar mais frágil e finos, e a diminuição do cabelo pode ser mais sentida na linha média de separação.

6 –  Pica (alotriofagia ou alotriogeusia, transtorno alimentar)

Pica é a vontade de comer produtos não comestíveis que são ricos em ferro, como terra, sujeira, cinza, carvão, pedra, argila, cabelo e papel. As mulheres grávidas são quem mais correm o risco de desenvolver o transtorno.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.