6 Doenças causadas pelo lixo
Além de prejudicar o meio ambiente, o lixo também é responsável por causar doenças nos seres humanos. Saiba quais são eles e suas formas de contágio.
Além de causar danos ao meio ambiente, sendo responsável pela morte ou prejuízo da fauna e flora, o lixo também é responsável por causar doenças nos seres humanos. O lixo se torna uma espécie de abrigo para germes, insetos, parasitas e pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas, além de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos.
Além do lixo doméstico, o lixo eletrônico e hospitalar também contribuem para gerar doenças nas pessoas.
As principais doenças causada pelo lixo, mais precisamente pelo seu acúmulo, seu descarte inadequado e sua falta de tratamento são:
Febre tifóide
Causada pela bactéria Salmonella typhi, a doença é transmitida por bactéria por meio do consumo de água e alimentos contaminados com fezes humanas ou urina contendo a Salmonella typhi ou pelo contato direto. Provoca febre prolongada, alterações no funcionamento do intestino, aumento do fígado e do baço e confusão mental progressiva, podendo levar à morte.
Tétano
Se trata de uma doença infecciosa grave, não contagiosa, causada por toxina produzida pela bactéria Clostridium tetani. Essa bactéria entra no corpo através de feridas e produz uma toxina que age no sistema nervoso central, provocando fortes contrações musculares que podem matar. Sua forma de prevenção se dá por meio de vacina.
Dermatite de contato
Se trata de uma inflamação de pele com erupções alérgica resultante do contato direto com uma substância em particular que causam reação alérgica ou inflamatória, como ácidos, detergentes, solventes, produtos vencidos ou estragados, adesivos, cosméticos e outras substâncias químicas que podem ser encontradas em lixões.
Hepatite A
É uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus VHA, que provoca inflamação e necrose do fígado. O vírus é transmitido pela via fecal-oral, pela ingestão de água e alimentos contaminados ou, diretamente, de pessoa para outra.
Cólera
Infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae, a qual tem a capacidade de se multiplicar em grande velocidade dentro do intestino humano, com isso ela é capaz de produzir uma toxina que causa diarreia. O contágio se dá pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
Tracoma
Conjuntivite que pode provocar a formação de lesões entre o atrito da pálpebra com a córnea, que prejudicam a visão, podendo levar à cegueira. A forma de transmissão ocorre pelo contato com os olhos das mãos, toalhas ou roupas utilizadas para limpar rosto e mãos.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.