6 sinais de que seu casamento está deixando você deprimido
Por se tratar de uma experiência muito pessoal, é necessário que o casal preste bastante atenção nos hábitos do outro para conhecer seu estado emocional.
A depressão depois do casamento é uma crise temporária que pode ser difícil de detectar. Mulheres e homens podem sofrer com isso. Não deixe que nada interrompa a felicidade da sua casa! Conheça os sintomas mais comuns e saiba como combater a tristeza pós-casamento.
Se o buquê de noiva não é a única coisa que murcha após o casamento e você sente que seu humor está piorando, aprenda a identificar os sintomas da tristeza pós-casamento e como combatê-los.
Início do casamento: que geralmente acontece na transição dessa etapa de vida?
Está relacionado ao processo de luto da condição de solteiro. Deixar a casa dos pais, ter responsabilidades financeiras, dúvidas se o relacionamento realmente vai dar certo, possibilidade de ter filhos e assumir esse papel no futuro, acarretam emoções de insegurança, instabilidade e consequentemente, as preocupações.
A depressão pós-casamento é uma crise vivida após o dia D. Pode aparecer um dia, uma semana, um mês ou mesmo alguns anos após o casamento. Embora as mulheres sejam estatisticamente mais suscetíveis a esses sentimentos negativos, a tristeza pós-casamento também pode afetar os homens. Às vezes vem das expectativas, realistas ou não, que cada um cria para a vida conjugal.
Todos vivenciam depressão no casamento?
Os sentimentos são diferentes para cada pessoa, então a depressão nem sempre é óbvia, já que as pessoas deprimidas nem sempre parecem tristes. Pode durar muito ou pouco tempo e, principalmente se for reprimida, pode se manifestar por meio de desconforto físico. Por se tratar de uma experiência muito pessoal, é necessário que o casal preste bastante atenção nos hábitos do outro para conhecer seu estado emocional.
Estes são seus principais sintomas da depressão no casamento
Sentimento de abandono, angústia, desconexão com o parceiro e egocentrismo são apenas alguns dos sintomas que acompanham o sentimento de solidão causado pela depressão pós-conjugal. Pode ser especialmente forte para pessoas que sentem falta de alguns aspectos de serem solteiras: talvez fossem muito apegadas a suas famílias ou amigos, não conseguem encontrar seu próprio espaço em sua própria casa ou sentem falta de sua independência.
Um casamento é um projeto muito importante que geralmente leva meses de preparação. É uma data muito significativa, mas o casamento não é um objetivo final, mas sim a comemoração simbólica do início de uma nova etapa. Quando o casamento se torna o projeto principal de um casal ou de uma pessoa, haverá uma sensação de vazio após concluí-lo. Como detectá-lo? A tristeza e a melancolia costumam levar a distúrbios do sono e do apetite.
Eles podem sentir desconforto por não serem mais o centro das atenções ou sentir que não têm propósito como casal. A depressão faz com que as memórias exagerem o bom e o ruim. Talvez eles acreditem que nunca estiveram tão bem como no dia do casamento ou, pelo contrário, que o penteado do casamento poderia ter feito mais sucesso.
As atividades diárias parecem muito longas e tediosas, nada os entusiasma, as coisas de que gostavam já não lhes trazem alegria. Quando começam a sentir que não querem fazer nada ou simplesmente não conseguem se concentrar em nenhuma atividade, acendem-se as luzes de aviso.
Emoções relacionadas
Autocensura, desacordo constante, falta de confiança em seu próprio julgamento. Os pensamentos negativos podem ser muito sutis e, especialmente durante a depressão, as pessoas costumam ter ideias tristes sem perceber. Esses pensamentos geram angústia, baixa autoestima e ansiedade.
É muito importante que, se você passa por um período de depressão pós-casamento, procure um profissional. A psicoterapia vai te ajudar a se comunicar e ganhar novas perspectivas. A depressão pós-casamento aflige muitas pessoas e muitos casais, mas trabalhando juntos, você pode superar os momentos mais difíceis.
Comentários estão fechados.