8 alimentos que quem sofre com refluxo deve excluir da dieta imediatamente
Manter essas comidas na dieta só irá prolongar o sofrimento de quem convive com esse problema.
Azia, sensação de estufamento, ardência no peito, náuseas e até tosse: esses são alguns dos sintomas mais comuns de refluxo gastroesofágico, ou apenas refluxo.
Essa condição, que é muito comum no Brasil e no mundo, caracteriza-se pelo retorno de alimentos que foram ingeridos recentemente, numa clara demonstração de indigestão.
Porém, o refluxo é apenas um dos muitos distúrbios alimentares que afetam homens e mulheres de todas as idades. E, apesar de ter fatores de risco diversos, ele é muito influenciado pelo que comemos.
(Imagem: divulgação)
De acordo com nutricionistas, como é o caso de Ana Rita Campos, manter uma dieta isenta de determinadas substâncias é simplesmente fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, o que exclui o refluxo.
Nesse sentido, a especialista explica que existem pelo menos oito tipos de alimentos que devem ser sumariamente excluídos da dieta de quem tem refluxo. São eles: snacks (alimentos para consumo imediato, geralmente empanados), chocolate, café, chá, bebidas com gás, tomate e molhos de tomate, frituras, bebidas alcoólicas.
Ainda segundo a nutricionista, esses alimentos irritam, por motivos diferentes, o esôfago, o estômago e o intestino, elevando a acidez do trato digestivo e desencadeando o refluxo. Por isso, devem ser eliminados.
Por fim, vale ressaltar que o tratamento para o refluxo não se resume no ajuste da dieta. Além dele, em alguns casos é preciso fazer uso de medicamentos e outras melhorias no dia a dia. Melhorias essas que só podem ser indicadas por um gastroenterologista ou médico com especialidade similar.
Comentários estão fechados.