8 dicas de esportes para diminuir o estresse no trabalho

No Brasil, 70% da população está sob condições de estresse no trabalho. Se não estão estressados, possivelmente são vitimas da ansiedade.

0

Manter uma boa qualidade de vida não é uma tarefa fácil.  Em meio a tantos compromissos do dia a dia, em que mal sobra tempo para descansar e curtir a família e amigos, as pessoas se encontram esgotadas, literalmente no ápice dos seus limites. Isso pode estar relacionado ao estresse, que atualmente tem uma grande influência no mal estar físico e psicológico da população.

A palavra estresse, para quem não conhece, pode ser definida como a soma de respostas físicas e mentais causadas por alguns estímulos externos, conhecidos também como estressores. Os mesmos permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente em que vivem e ainda gerar o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O estresse, na verdade, tem se caracterizado pelo acúmulo de pequenos problemas no cotidiano. Geralmente o que acontece é o aumento da pressão arterial e o número dos batimentos cardíacos, o que pode trazer péssimas consequências ao organismo.

No Brasil, 70% da população está sob condições de estresse em seus ambientes de trabalho, conforme dados do ISMA (International Stress Management Association). Se não estão estressados, possivelmente são vitimas da ansiedade.

Se o problema está literalmente relacionado à pressão do trabalho, algo deve ser feito para modificar essa situação. Então que tal se preparar para enfrentar os mais diversos desafios do dia a dia fora das extremidades do escritório? Através de algumas atividades simples, é possível amenizar esses efeitos que são desagradáveis para qualquer ser humano.

Para te ajudar, a Exame.com pediu ao diretor do Centro de Avaliação Física e Treinamento (Caft), Victor dos Santos, que indicasse algumas atividades físicas para profissionais que enfrentam o estresse no trabalho. Listamos algumas dessas dicas e acrescentamos outras que são para todos os gostos e perfis. Confira abaixo:

1 – Dança de salão

Dança de Salão

Segundo o diretor do Caft, Victor Santos, a dança de salão pode ser muito útil para quem está estressado, pois permite que a pessoa se desligue das suas preocupações do dia a dia, como bater metas e atingir resultados específicos em seu trabalho. A mesma é considerada uma atividade lúdica, que trabalha com diversos sentidos do corpo humano, principalmente com a audição. Além disso, permite a valorização do outro, por meio da interação e trocas de experiências.

Mas afinal, quais são os benefícios dessa atividade para o corpo? Quando você se torna um praticante da dança de salão, sua coordenação motora é beneficiada, o raciocínio é estimulado, principalmente por conta da sincronização dos passos. Os músculos ficam em constante movimentação e até mesmo os do rosto são trabalhados, pois há um grande estimulo de sorrisos durante as aulas.

Caso sejam feitas com frequência, intensidade e disciplina podem até mesmo gerar a perda de peso, o que normalmente é uma ótima consequência para os praticantes. Ah, e fique tranquilo, essa atividade não tem nenhuma contra indicação, você pode começar a se exercitar a qualquer momento.

2 – Tai Chi Chuan

Tai Chi Chuan

Você pode estar se perguntando: “Afinal, do que se trata esse esporte?” Calma, vamos te explicar. O tai chi chuan é considerado uma arte marcial originada na China, conhecida também como uma excelente forma de meditação em movimento.

Se você é um trabalhador que é submetido a longas jornadas de trabalho, com certeza, em algum momento, já se queixou da aceleração de sua frequência cardíaca, causados pelo estresse.

Nesses casos, o tai chi chuan pode ser muito útil para melhora à função cardiovascular. Como explica Vitor Santos, o coração é um dos órgãos mais prejudicados com o mal do estresse, portanto, deve ser preservado.

3 – Boxe

Boxe

Se você é um trabalhador estressado que visa aliviar sua tensão através de alguma atividade física, então está na hora de começar a praticar aulas de boxe. A mesma possui uma intensidade forte, composta por sacos de pancada que podem eliminar as mais variadas sensações negativas do corpo.

Como explica Victor Santos, aqueles que optam por essa atividade, costumam ter mais equilíbrio psicológico, sabem enfrentar melhor os desafios do dia a dia e lidam com imprevistos desagradáveis com maior cautela.

Os benéficos para o corpo são vários, dentre eles a tonificação muscular dos ombros, costas e braços. Caso as aulas sejam praticadas com frequência e disciplina, os resultados podem aparecer dentro de 12 semanas, afirma o diretor do Caft.

Mas e aí, tem contra indicação? Como o boxe é considerado uma atividade de alta intensidade muscular, é recomendado que o interessado faça algumas pausas durante a pratica do exercício, principalmente para não perder o ânimo de continuar, pois podem aparecer muitas dores no dia seguinte.

4 – Hidroginástica

Hidroginastica

Para quem não conhece, a hidroginástica é um exercício aeróbico feito em piscinas que tem como objetivo a manutenção profilática da saúde. Através da prática desse exercício, é possível melhorar a capacidade aeróbica, a resistência cardiorespiratória, a força muscular, a flexibilidade, além de gerar a perda de peso.

Para aqueles que trabalham o dia todo sentado em uma cadeira em frente ao computador, pode ajudar a manter a postura correta. O fato de ser executada na água, a probabilidade de acontecer lesões e acidentes é muito menor, além de ser uma atividade agradável e prazerosa, sem contra indicações.

Diante de todas essas vantagens, temos ainda mais uma boa notícia. A hidroginástica traz muitos benefícios ao coração. Segundo Victor Santos, “quando o praticante está dentro da água, o corpo sofre a pressão hidrostática, ou seja, a pressão da água. Essa pressão ajuda no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue ao coração pelas veias, e consequentemente o coração desacelera (diminuição de 8 a 13 batimentos)”, conclui.

5 – Ioga

Ioga

Queridinha de muitas pessoas que apreciam a meditação, a Ioga é considerada uma das tradicionais disciplinas físicas e mentais originadas na Índia. A mesma pode ser muito eficiente para pessoas que enfrentam dores nas costas, causadas pela má postura no ambiente de trabalho ou algum fator do tipo. Além disso, pode combater a desordens do aparelho digestivo, acrescenta Victor dos Santos.

Aqueles que optam por esses exercícios são beneficiados ainda com músculos mais fortes e resistentes, quilos a menos na balança, maior percepção, sensibilidade e conhecimento do seu próprio corpo, vida longa, mente tranquila e astral elevado.

Diante de tantas vantagens, surge a pergunta: “Qualquer pessoa pode praticar essa atividade? Alguns exercícios da Ioga podem forçar o corpo do participante, portanto, é preferível que o mesmo avalie se alguma posição será desconfortável ou não antes de fazê-la.

6 – Caminhada de 30 minutos ao dia

Caminhada de 30 minutos

Pode parecer irrelevante, mas uma caminhadinha de 30 minutos durante o dia pode ser muito útil para aliviar o estresse e a ansiedade. Se você é um executivo que passa horas na mesma posição, concentrado nos resultados do seu trabalho, é hora de reservar um tempo para admirar a paisagem fora dos escritórios e esticar os músculos.

Mas, para obter bons resultados, nada de moleza. De acordo com o especialista Victor Santos, é preciso que a caminhada seja daquelas que faz suar, mas sem a necessidade de perder o fôlego. A atividade feita de maneira correta permite que sejam liberados hormônios que ajudam na harmonia do funcionamento do corpo.

Uma das principais vantagens é a melhora na circulação no sangue de quem o pratica. Ficar muito tempo sentado, por exemplo, pode causar algumas conseqüências desagradáveis, como o surgimento de varizes, e o exercício feito com freqüência pode evitar com que isso aconteça.

Para caminhar, é recomendado um bom calçado, aquele adequado para os seus pés, preferencialmente macios, pois os de solados muito duros podem causar alguns danos à coluna.

7 – Pilates

Pilates

 

Praticado por muitas pessoas que freqüentam academia, o Pilates é uma atividade que trabalha com o condicionamento físico e mental. Os movimentos realizados proporcionam o alongamento e a fortificação do corpo por inteiro. Outros benefícios é a melhora na respiração e no equilíbrio corporal, bem como na coordenação motora e na mobilidade articular.

Diante desses benefícios, é possível imaginar o bem que o Pilates pode fazer para aqueles que se dedicam arduamente ao trabalho. O estresse pode ser reduzido consideravelmente, pois a sua prática propicia o relaxamento do individuo. Deste modo, faz com que o mesmo tenha mais disposição para acordar no dia seguinte.

Para realizá-lo, é importante que a pessoa seja acompanhada por um profissional especializado na área, pois os seus movimentos físicos precisam ser avaliados constantemente. Os limites e as necessidades do praticante requerem uma observação especial e a evolução do aluno acontece a partir de seu esforço e dedicação contínua.

8 – Escalada

Escalada

Para aqueles que gostam de esportes mais radicais, a escalada pode ser uma ótima opção. Essa atividade é focada em atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada.

A atividade, que pode ser realizada individualmente ou em grupo, exige muita força e concentração do participante. Aquele que o realiza deve encontrar as mais varias maneiras de ultrapassar os obstáculos, independente de serem reais ou não.

As principais vantagens são o aumento da força e potência muscular, maior flexibilidade e controle sobre o corpo. Além disso, trabalha com alguns aspectos psicológicos como o medo, atenção e concentração. Sendo assim, ajuda a eliminar consideravelmente o estresse, dando lugar ao bem estar físico e mental.

Outra vantagem é que qualquer pessoa pode praticar o exercício, desde que sejam orientados por um bom profissional de escalada. De modo que todos os equipamentos sejam utilizados corretamente e com a devida segurança.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.