8 hábitos que estimulam o cérebro e a memória
"Ops! O que eu ia pegar mesmo?" Essa é uma situação que tem se tornado cada vez mais comum na nova geração. Você já falou isso?
Segundo alguns cientistas, estamos vivendo a “geração do esquecimento”. Todos os dias, consumimos direta ou indiretamente uma enxurrada de informações, e, com esse grande consumo de informações a serem associadas, nosso cérebro acaba se tornando cada vez mais seletor em relação ao que realmente importa ou não.
Mas isso não significa que não possamos fazer nada a respeito! Essas pesquisas revelam que estabelecer bons hábitos pode nos ajudar em até 90% dos nossos esquecimentos diários e, de acordo com a neurociência, existem muitas práticas que podemos atribuir à nossa rotina para esquecer cada vez menos e até evitar a doença de Alzheimer.
Abaixo podemos conferir 8 hábitos para aderir ao nosso dia a dia:
1. Ambiente bem iluminado
É muito importante passar cada vez mais tempo em ambientes que tenham uma boa iluminação, pois locais escuros podem interferir diretamente em nosso desempenho.
Pesquisadores da Michigan State University fizeram um experimento com dois grupos de ratos, um grupo foi deixado em um ambiente bem iluminado, enquanto o outro vivia em um ambiente mal iluminado, então notou-se que:
- Depois de semanas, os ratos em ambiente claro tiveram um desempenho de memória muito acima do que o dos ratos que permaneceram sob a má iluminação;
- Os ratos que ficaram no escuro tiveram cerca de 30% das capacidades do “hipocampo” afetadas, região do cérebro que é responsável por processos de aprendizagem e memória.
2. Durma o suficiente
Segundo pesquisadores, é necessário deixar as “telas” e os aparelhos eletrônicos até duas horas antes de dormir; é importante também criar uma rotina todos os dias antes de dormir, seja com um chá calmante ou uma música para relaxar; e, por último, mas não menos importante, você precisa ter o sono como uma prioridade para você!
3. Jogos de memória e palavras cruzadas
Um experimento com 107 pessoas, que durou 78 semanas, um total de 18 meses, revelou que os voluntários que fizeram palavras cruzadas se saíram muito melhor no quesito memória do que os que foram submetidos a outros testes, como jogar videogame.
Os jogos de palavras cruzadas são aliados e estimulam a concentração, treinam a mente e contribuem para a associação de imagens no maior banco de armazenamento que temos – o cérebro!
4. Alimentação rica em frutas, vegetais e verduras
Os estudos e testes são a base para as descobertas científicas que fazem grande diferença no século. É claro que com os hábitos que nos ajudam a melhorar a memória não poderia ser diferente.
No caso de frutas, vegetais e verduras, já foi confirmado que alguns são altamente eficazes na redução do esquecimento e do desgaste mental. Entre eles estão: couve, rúcula, espinafre, brócolis e outros de cor verde-escura, uvas, morangos, bananas, abacates e outros. Eles ajudam de forma significativa a manter as lembranças e as ideias em dia.
5. A prática do jejum intermitente
Ele pode aumentar sua capacidade de reter memórias importantes. Segundo o TED Talk da líder do laboratório de Neurogênese e saúde para adultos Dra. Sandrina Thuret, por meio do jejum intermitente, você pode cultivar novas células cerebrais. Ela afirma também que, mesmo depois de adultos, ainda produzimos células nervosas e podemos até aumentar essa produção com a modalidade do jejum intermitente.
6. Desenvolva passatempos prazerosos
Ter hobbies como parte da nossa rotina nos ajuda a produzir mais hormônios necessários para ativar nosso hipocampo, e, assim, manter nossa mente trabalhando perfeitamente e melhor. Isso ocorre principalmente quando esses passatempos são detalhados e de seu interesse pessoal, de modo a trazer satisfação.
A capacidade das pessoas de lembrar o que realmente amam tem resultados muito melhores, pois o cérebro as considera importantes.
7. Leia cada vez mais o que você gosta
Ler 90 minutos por dia reforça suas habilidades de memória, sendo até melhor do que brincar com um quebra-cabeças. Uma dica de leitura é: leia para aprender, mas não deixe de ler assuntos do seu próprio interesse também. Dessa maneira, seu cérebro será mais estimulado e corresponderá a esse incentivo.
8. Tente praticar exercícios diferentes
Pode parecer anormal e nada significativo, mas é comprovado que andar para trás ajuda no desempenho cerebral. Esse exercício funciona como uma “máquina do tempo”. Fazer ou refazer os movimentos te ajudará a lembrar o que você esqueceu do mesmo modo e ajudará seu cérebro a manter a ordem cronológica dos acontecimentos.
E aí já conhecia algum desses?
Comentários estão fechados.